Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Fim do amianto no PR: Presidente da CCJ adia votação de substitutivo para próxima terça, dia 5

ALEP – Na tarde desta quarta (29)  durante sessão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a votação do substitutivo do projeto de lei 655/2015 de autoria dos deputados do PRB, Pastor Edson Praczyk e Gilberto Ribeiro foi adiado pelo presidente da CCJ, deputado Nelson Justus (DEM).

Como apresenta o extrato da ata de reunião, o motivo foi o término da sessão, sempre encerrada às 14h30. Com isso o debate em torno do amianto continua na próxima sessão a ser realizada no dia 5 de lho, terça-feira, às 13h30.

A sessão de hoje teve o embate entre defensores do projeto e automaticamente pela saúde do trabalhador, entre eles, o deputado Luiz Claudio Romanelli e deputados contra, o caso do deputado Felipe Franscischini (SD).

Clique aqui e veja na integra o debate desta quarta (29).

Amianto mata

O amianto ou asbesto, é uma fibra de origem mineral altamente nociva à saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 107.000 pessoa morrem por ano de câncer de pulmão, asbestose  e outras doenças contraídas por exposição ao amianto.  Uma, de cada três mortes por câncer ocupacional, se deve ao amianto, alerta a OMS. Ainda segundo a instituição, 125.000.000 de pessoas no mundo continuam expostas ao material cancerígeno. Uma investigação de 2010,  do Consórcio de Jornalistas Investigativos, concluiu  que até 1.000.000 de pessoas podem morrer até 2030 de doenças ligadas ao amianto.

Atualmente, 66 países, entre eles, França, Alemanha, Inglaterra, Japão, Austrália e Argentina  já proibiram a manipulação e comercialização do amianto em seu território. No Brasil, o amianto já foi proibido em  oito estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco e Minas Gerais e em mais 30 cidades do país. No Paraná, Curitiba, Maringá e São José dos Pinhais, já possuem legislações decretando o fim da manipulação e comercialização do mineral cancerígeno.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.