Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

No Circo da Democracia, secretário geral da Força defende unidade de ação das Centrais Sindicais contra ataques aos direitos trabalhistas

O secretario-geral da Força Sindical, João Carlos Gonçalves, o Juruna, participou na manhã desta terça-feira (09), em Curitiba, do Circo da Democracia, fórum de debates sobre a democracia e manutenção de direitos. Juruna fez parte da mesa que tratou da luta para manter os direitos trabalhistas. Também fez parte do debate, o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas.

Em sua fala, Juruna destacou a importância crucial da unidade de ação entre as Centrais Sindicais na luta para manter os direitos dos trabalhadores. “É preciso um esforço conjunto para buscar unidade de ação e mobilização. Se formos esperar o Congresso Nacional, com certeza o voto será contra nós.  Então temos que fortalecer a unidade para lutar contra  retirada de direitos”, disse o secretário-geral da Força.

Juruna enfatizou que, apesar das diferenças no posicionamento político, o tema da manutenção dos direitos trabalhistas é o elemento que une as Centrais. “Entendemos que no movimento sindical existe a pluralidade.  Quando fomos debater com o governo interino, a CUT e CTB não quiseram por não reconhecerem esse governo. Já a Força e as demais Centrais, achamos que deveríamos buscar ocupar o espaço, ouvir o que o governo propunha, mas manter o discurso e deixar claro que somos contra a retirada de direitos”, lembrou Juruna.

Para o secretário-geral da Força, independente do desfecho do processo de impeachment, é importante que as Centrais estejam juntas para evitar  danos para os trabalhadores. “Voltando a Dilma ou ficando o Temer, temos que estar preparados para as medidas que o governo vai tentar implantar  e manter o discurso que não vamos aceitar redução de direitos”, enfatizou.

Juruna lembrou que  o momento conturbado do país exige unidade das Centrais para traçar as estratégias de enfrentamento da crise tanto no campo da mobilização, como no campo de propostas efetivas. “Há 15 dias convidamos os  presidentes da Centrais estaduais dos 27 estados da união.  Tiramos um documento  unitário que condena a retirada de direitos e exige reformas que não prejudiquem os trabalhadores”, disse,  enfatizando a questão da Previdência: “Por exemplo, entendemos que é preciso uma reforma da Previdência, mas tem que ser uma reforma que melhore a vida dos trabalhadores e não que traga prejuízos. Por isso, já temos sugerido  várias medidas que apontem para a melhora da gestão e a arrecadação da previdência, como, por exemplo, a punição aos sonegadores e cobrança do agronegócio, entre outras sugestões”, falou.

Negociado x Legislado
Juruna também deu sua opinião sobre a discussão do negociado sobre o legislado, medida que faz parte da reforma trabalhista do governo Temer. Para o secretario geral da Força, a medida pode ser interessante desde que exista o fortalecimento da entidade sindical. “Teve momentos em nossa história que o negociado foi melhor que o legislado. É preciso pensar alternativas de organização que podem fortalecer a luta do trabalhador. Esse é um debate que deve ser feito com mais calma para termos, de repente, uma proposta que atenda os nossos interesses”, disse.
 
Por fim,  Juruna lembrou da grande mobilização nacional que as Centrais estão preparando para o próximo dia 16 de agosto. A ideia é realizar ações no local de trabalho, mas também em frente das entidades patronais como a Confederação Nacional da Indústria (CNI), que recentemente propôs o aumento da jornada de trabalho. “Há um interesse do empresariado para forçar a diminuição de direitos. Por isso, é importante fortalecermos ações unitárias  junto aos trabalhadores. Precisamos participar dessa jornada que nos une. O “fora Temer” ou o “fica Dilma”, não une as Centrais. O que nos une é a luta para manter os direitos”, finalizou.

Circo da Democracia

O Circo da Democracia tem por objetivo ser um  grande fórum popular de debates  que venham fortalecer a luta pela democracia e dos direitos sociais e trabalhistas. O ciclo de debates começou no último dia 05 de agosto e se estenderá até o dia 15 de agosto.

Na programação, além dos debates, acontecerão  reuniões das entidades,  aulas públicas, shows e oficinas. Juventude, justiça, arte, gênero, trabalho , saúde, educação, terra serão alguns dos temas que farão parte do dia a dia do Circo ao longo dos dez dias.

A ideia do Circo da Democracia se inspira no Circo da Constituinte, realizado também em Curitiba, no ano de 1987. Foram montados naquela época vários circos pela cidade para debater propostas para a Constituinte com a população.

Entre os nomes confirmados estão: Glicéria Tupinambá, Laymert Garcia dos Santos, Plínio de Arruda Sampaio Jr, Ciro Gomes, Vanessa Grazziotin, Roberto Requião, Marcelo Lavenére, Raquel Rolnik, Guilherme Boulos, João Pedro Stédile, Juca Ferreira  e  outros. Ontem, a presidente afastada Dilma Rousseff também participou do  evento.

Confira a programação completa do Circo da Democracia AQUI!
 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.