Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

“Empresas estão se aproveitando da crise para tentar flexibilizar direitos”, diz Butka

O oportunismo de boa parte das empresas, que com a desculpa da crise estão tentando impor a flexibilização dos direitos dos trabalhadores, foi o tema da reunião da diretoria plena do Sindicato, realizada na manhã de hoje, dia 2, na sede central da entidade. Participaram do encontro diretores da executiva do SMC, delegados de base, além do economista do Dieese, Sandro Silva, e do advogado trabalhista, Pedro Lapa.

O presidente do Sindicato, Sérgio Butka, afirmou que as indústrias do setor metalúrgico tiveram lucros exorbitantes nos últimos três anos, e que fruto do mau investimento e aplicação que fizeram desse dinheiro, estão querendo que o trabalhador pague a conta. “Foram três anos de produção e lucro recorde e apenas três meses de baixa. As empresas estão se aproveitando dessa situação, de todo o alarde sobre a crise, e querendo impor aos trabalhadores a flexibilização de direitos. Isso nós não vamos aceitar”, afirma.

Butka falou sobre as alternativas às possíveis novas demissões, e que as empresas terão que comprovar que realmente estão “mal das pernas” para que seja feito um acordo. “Redução de salário e de jornada é um retrocesso. Só poderá ser utilizada em último caso, quando todas as alternativas possíveis estiveram esgotadas. Se as empresas insistirem na dispensa, vamos exigir que a situação ruim seja comprovada por meio da apresentação do balanço financeiro. Já pedimos a intervenção do Ministério Público do Trabalho nessa situação. Não vamos aceitar que as empresas se aproveitem de todo a histeria que está se fazendo sobre a crise, para tentar retirar direitos dos trabalhadores”, disse o presidente do SMC, que enumerou o que pode ser feito para evitar demissões. “Podemos aplicar o banco de horas, férias coletivas, compensação de dias, suspensão temporária do contrato de trabalho. Tudo isto garantindo os empregos dos trabalhadores”, afirma.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.