Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Auditoria Cívica na Saúde em Irati: relatório final é entregue ao Promotor de Justiça

Em dezembro de 2015, voluntários fiscalizaram as Unidades Básicas de Saúde e apontaram os problemas encontrados no município exigindo solução das autoridades, em julho deste ano, retornaram às UBS para avaliar a resolução dos apontamentos. Agora o relatório final é  apresentado para o Ministério Público

Na quarta-feira, 9 de novembro, o Observatório Social de Irati, a Força Paraná e Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), entregaram para o Ministério Público, representado pelo Promotor de Justiça Antonio Basso Filho, o relatório final dos apontamentos realizados durante a segunda etapa da Auditoria Cívica na Saúde, em julho deste ano.

Além do promotor participaram da entrega o Secretário Geral da Força Paraná, Jamil Dávila,  outros diretores da entidade,  o vice-prefeito Oscar Renato Berger, o vereador e vice-prefeito eleito Amilton Komnitski, integrantes da atual administração, representantes da ACIAI, do Conselho de Saúde e outros cidadãos iratienses.

Na primeira fase do projeto, em dezembro de 2015, os cidadãos voluntários foram qualificados para fiscalizar a qualidade dos serviços nas Unidades de Saúde e cobrar melhorias das autoridades responsáveis. Após serem realizadas as visitas e auditorias nas UBS, foi elaborado um relatório contendo mais de 820 pontos, cada um com um respectivo prazo para resolução. Esse relatório foi entregue ao Prefeito e à Secretária de Saúde do município.

Na segunda fase, em julho de 2016,  os auditores retornaram às Unidades para avaliar os encaminhamentos prestados pelas autoridades.  Esperava-se alcançar a média do índice nacional de resolutividade (40% a 70%). Infelizmente, de acordo com o relatório final, o índice do município não chegou em 30%, além de terem novos apontamentos.

“O relatório final da auditoria cívica da saúde de Irati é uma fotografia, é um diagnóstico do estado das Unidades Básicas de Saúde e do atendimento prestado ao cidadão iratiense. Oferecemos esse relatório final ( ao prefeito eleito e seu vice) que os norteará quanto à real situação dos postos de saúde de Irati e quais as providências imediatas que deverão tomar”, complementa o presidente do  Observatório Social de Irati, Vanderlei Zarpellon.

“Os auditores fizeram um excelente trabalho em Irati. Foi uma pena que a administração  municipal atual não comprou a ideia e procurou resolver os problemas, pelo contrário, pensou apenas em justifica-los ou até mesmo desqualificar os problemas. Tanto nós da Força Paraná quanto o Ministério Público cobramos seriedade, principalmente da próxima administração que irá assumir a prefeitura a partir do dia 1° de janeiro. Que faça um trabalho sério, que busque resolver os problemas apresentados pela Auditoria Cívica na Saúde em Irati. Esperamos que eles aproveitem essa oportunidade e que a população de Irati venha a ganhar tendo uma prestação de serviço de saúde de qualidade no município” ressaltou o Secretário Geral da Força Paraná, Jamil Dávila.

Confira AQUI o relatório na íntegra.

Voluntários participam do projeto

Mais de 60 cidadãos voluntários realizaram a fiscalização nas Unidades Básicas de Saúde do município para verificar a qualidade dos serviços prestados aos usuários e cobrar melhorias das autoridades responsáveis.

Participaram da fiscalização membros da Força Paraná, do Observatório Social de Irati, Sindicato dos Metalúrgicos de Irati, Aciai (Associação Comercial Industrial Agrícola de Irati), Associação dos Contabilistas, Secretaria de Saúde, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, Sociedade Civil Organizada entre outros cidadãos voluntários.

Até 70% dos problemas resolvidos

A Auditoria Cívica na Saúde já foi realizada em 52 cidades brasileiras. A resolução dos problemas apontados pela Auditoria ficou entre 40% a 70%. O projeto já recebeu diversos prêmios de caráter nacional e internacional em reconhecimento ao trabalho realizado.

Auditoria em todo o Paraná

O objetivo é estender o projeto para o maior número de municípios do Paraná. O projeto também conta com o apoio do Ministério Público do Paraná, que amparado na Lei de Acesso à Informação exige que os postos permitam a fiscalização dos voluntários. Qualquer cidadão é convidado a integrar o projeto.

“A Auditoria Cívica na Saúde é mais uma ferramenta para auxiliar o cidadão a fiscalizar e exigir a melhoria do atendimento e dos serviços nas Unidades de Saúde do nosso estado. É só através da participação popular que vamos conseguir ter uma saúde pública de qualidade”, diz Sérgio Butka, Coordenador de projetos da Força Paraná.
Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.