Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

25 de novembro é o Dia Nacional do Doador de Sangue: Ajude a salvar vidas

Você sabia que pode ajudar a salvar vidas com um simples gesto? A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade que todo cidadão pode ter.

Somente 1,9% da população brasileira, ou seja, 3,6 milhões de pessoas têm o hábito de doar sangue de maneira rotineira. Embora esteja dentro dos padrões estipulados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o ideal seria que 3% da população fosse doadora, com o objetivo de suprir toda demanda.

Com cada doação até quatro vidas podem ser salvas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 67 anos, pesar no mínimo 50 kg e trazer documento de identidade original com foto.

Quem foi vacinado contra a gripe também pode ser doador, basta aguardar 48 horas após a vacinação. Porém, se a pessoa estiver com gripe ou resfriado, não deve doar temporariamente. Mesmo que tenha se recuperado, deve aguardar uma semana para que esteja novamente apta à doação.

A quantidade de sangue colhida não afeta a saúde do doador, a recuperação é imediata. O volume total de sangue a ser doado não pode exceder 8 ml/kg do peso do doador, no caso das mulheres, e 9 ml/kg dos homens. O volume máximo admitido para uma doação é de 450 ml, aos quais podem ser acrescentados até 30 ml para realização dos exames laboratoriais exigidos pelas leis e normas técnicas.

Na hora de doar, todos passam por uma entrevista que tem como objetivo dar mais segurança ao doador e aos pacientes que vão receber a doação.

Importante:

De acordo com os termos previstos no Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 o doador tem direito a um (01) dia de folga no trabalho em cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.