Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos da Grande Curitiba conscientizam sobre o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais

Diversas atividades estão programadas para lembrar a necessidade de prevenção

No próximo dia 28 de abril, o mundo faz memória das milhares de vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O Dia Mundial em  Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho e Doenças Ocupacionais  foi instituído para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção.
Para marcar a data, a Força Paraná e Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba realizarão essa semana, em Curitiba e em São José dos Pinhais, ações de conscientização falando da necessidade da prevenção para a construção de um ambiente de trabalho seguro. Para isso, serão distribuídos folhetos explicativos sobre a importância do trabalho seguro. Essas ações acontecerão também em todo o estado do Paraná.

“É inadmissível que o  trabalhador saia de casa para lutar pelo pão de cada dia e corra o risco de voltar dentro de um caixão. É por isso que temos lutado para mudar essa realidade de acidentes e doenças decorrentes do ambiente de trabalho”, diz o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

Além das ações nas duas cidades, a Força e o SMC estarão participando também do I Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho, que acontecerá nos dias 26 e 27 de abril. O evento é promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e pela PUC/PR.
“Está é uma semana onde debatemos com mais intensidade a luta pela prevenção de acidentes no local de trabalho. É um assunto importantíssimo e grave, que não podemos deixar de debater e levar para a população”, diz  o secretário de saúde  e segurança da Força Paraná, Osvaldo Silveira.

Abril verde
Toda a programação faz parte do Abril verde.  O mês foi escolhido devido ao Dia Mundial da Saúde (7/4) e ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (28/4). Esta última data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em virtude de uma explosão que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969.

Acidentes de trabalho continuam matando
De acordo com dados do Ministério do Trabalho, no Brasil acontecem 710 mil acidentes de trabalho por ano. As principais causas são o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes de trabalho.

O país ocupa o 4º lugar no ranking de mortes provocadas por acidentes de trabalho. A média é de 2,8 mil óbitos a cada ano. Além das perdas de vidas, esses acidentes e doenças resultam também em afastamentos e diminuição da capacidade produtiva do trabalhador.

PROGRAMAÇÃO (em Curitiba e região metropolitana)

Dia 25 de abril (terça)
8h: Ação de conscientização no centro em São José dos Pinhais

Dia 26 de abril (quarta)
9h: Ação de conscientização no centro de Curitiba (Rua XV de novembro)

De 26 até 27 de abril
I Seminário Internacional de Saúde e Segurança do Trabalho
Abertura: dia 26 de abril, às 18h
Local:FIEP (avenida Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico


 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.