Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

O INSS convoca beneficiários que se encontram em afastamento previdenciário para realizar nova perícia

O INSS está chamando os beneficiários que se encontram em afastamento previdenciário para realizar nova perícia, a fim de verificar se a incapacidade para o trabalho permanece ou não. O objetivo do instituto é eliminar as distorções sociais causadas por alguns poucos casos de fraude na concessão do benefício, bem como promover o retorno do trabalhador que já tem condições laborativas ao mercado de trabalho. Essa segunda hipótese ocorre sempre que cessa a causa do afastamento temporário, pela eliminação dos motivos que levaram à concessão do benefício.
 
Na prática, na maioria dos casos o INSS está afastando a incapacidade, concedendo alta previdenciária aos beneficiários e encerrando imediatamente o pagamento do benefício. Em muitos casos dos quais já temos conhecimento a perícia médica é superficial, e leva em conta até mesmo as postagens sociais do beneficiário, como Facebook e Instagram, para apontar que a vida social do interessado é incondizente com o pagamento do benefício.
 
Outro ponto bastante considerado é o fato de que o tratamento do beneficiário seja feito de forma continuada, para demonstrar que a doença permanece sob tratamento. Como muitos deixam de fazer o acompanhamento periódico, os peritos entendem, sob orientação do INSS, que o abandono do tratamento sugere a cura da doença. Como sugestão, para tentar evitar tal situação, o afastado deve realizar de exames e consultas periódicas, no mínimo uma vez ao ano, para comprovar nas perícias que a doença e, consequentemente, a incapacidade, persiste. Tais exames não garantem a manutenção do benefício, mas sem eles a alta previdenciária é tida como certa.
 
O sindicato alerta a todos os representados que estejam nessas condições que, caso ocorra a convocação do INSS para perícia médica, é interessante que haja orientação do profissional especializado, para que todos os elementos sejam postos à disposição do instituto no momento da perícia. 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.