Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Produção de automóveis no Brasil cresce 23% em 2017

O setor metalúrgico brasileiro mais uma vez está garantindo bons resultados em 2017. O primeiro semestre do ano foi não só de crescimento na venda de automóveis no país, mas também de aumento importante na produção de veículos. De janeiro a junho, a produção de automóveis subiu 23%, o que significa que foram fabricados 1,26 milhão de carros leves, caminhões e ônibus no Brasil.

Os dados são da Anfavea e foram divulgados pelo site G1.

Confira, na íntegra, a reportagem:

Produção de veículos no Brasil cresce 23% no 1º semestre

Quase um terço da produção nacional foi enviada para outros países, com alta de 57,7% nas exportações e um recorde histórico para os primeiros 6 meses do ano.

A produção de veículos no Brasil subiu 23% no 1º semestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nesta quinta-feira (6) a associação das montadoras (Anfavea). O resultado positivo foi puxado por um recorde nas exportações e fez as fabricantes elevarem as estimativas para 2017.

Nos 6 primeiros meses do ano, foram feitos 1,26 milhão de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus, contra 1,02 milhão no mesmo período de 2016. O acumulado no ano é o melhor registro desde 2015.

O avanço ocorreu em todos os segmentos, mas foi puxado por uma alta de 23% em carros leves, picapes e utilitários. O segmento de caminhões cresceu 15%, enquanto o de ônibus registrou alta de 7,9% no período.

Embora as vendas no país tenham mostrado leve melhora, com mais 3,65% no semestre, as montadoras instaladas no país estão aproveitando o momento para elevar as exportações, que cresceram 57,7%.

"É o melhor acumulado em exportações da história. E também esperamos o restante do ano bastante forte", afirmou o presidente da Anfavea, Antonio Megale.

Foram 372.563 unidades enviadas para fora do país, entre janeiro e junho, enquanto no mesmo período do ano passado foram 236.941 veículos. O volume exportado representa 29% da produção total no Brasil.

"Em relação aos valores de exportação, estamos apenas atrás de 2011 e 2013", explicou Megale.

Otimismo

Os números do primeiro semestre fizeram a Anfavea rever as projeções para 2017. A estimativa de produção passou de 2,41 milhões para 2,61 milhões de unidades, o que indica uma alta 21,5% em relação a 2016. Antes a expectativa era de alta de 11,9%.

A previsão para as exportações saltou de crescimento de 7,2% para 35,6%. A entidade previa exportar 558 mil unidades no ano, mas o número foi atualizado para 705 mil veículos.

"É um crescimento importante puxado principalmente pelas exportações", disse Megale.

A estimativa para o volume de veículos vendidos no Brasil foi mantida em 2,067 milhão, com alta de 4% sobre 2016. "Nós vamos rever a previsão de licenciamentos, mas ainda não temos elementos para precisar. É prudente aguardar, mas vamos dar um passo para a frente", afirmou Megale.

Reajustes

Apenas em junho, o setor produziu 212.281 unidades, o que representa uma queda de 15% em relação ao número de maio, mas um avanço de 15% sobre o registrado em junho do ano passado.

De acordo com o presidente da Anfavea, a queda de produção entre maio e junho ocorreu devido a um dia útil a menos e também por processos internos em 3 montadoras. "Duas estavam em férias coletivas e uma está reestruturando a linha para novos produtos", disse Megale.

Na quarta-feira, a Volkswagen anunciou a mudança da linha do Gol para Taubaté, com objetivo de abrir espaço para os novos Polo e Virtusem São Bernardo do Campo (SP).

Empregos

No último ano, 6,4 mil vagas de trabalho foram fechadas nas montadoras instaladas no país. Com relação a 2014, o setor reduziu em quase 30 mil o número de empregados diretos, de 151,4 mil para 121,6 mil.

Além disso, 12.542 trabalhadores estão com alguma restrição na jornada, sendo 2.788 com os contratos suspensos (lay-off) e 9.754 no chamado Programa Seguro-Emprego (PSE), que reduz a carga horária e os salários para evitar dispensas.”

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.