Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

“SMC está entre os três sindicatos do Brasil mais resistentes à crise”, diz sociólogo

A luta do SMC contra as empresas que usam a crise como desculpa para demitir já é destaque no país. De acordo com o sociólogo e consultor sindical, João Guilherme Vargas Neto, “o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba está entre os três sindicatos do Brasil mais resistentes à crise”.

A constatação foi feita nesta segunda-feira (06), em reunião da diretoria plena do Sindicato. Na ocasião, João Guilherme fez uma análise sobre as ações do SMC e das centrais no primeiro trimestre de 2009. De acordo com ele, os acordos que garantiram o emprego de aproximadamente 1000 metalúrgicos em Curitiba e Região Metropolitana são exemplos para os sindicatos de todo o país. “O Sindicato daqui tem bons exemplos. Podemos citar o acordo feito na Renault, que garantiu o emprego de vários trabalhadores”, comentou o sociólogo.

Segundo João, o movimento sindical brasileiro também adotou ações eficazes. Entre elas, estão a centralização das negociações e a ação política, envolvendo as mobilizações pela queda da taxa de juros e pela manutenção dos empregos.
“O movimento não se dispersou e lutou contra a histeria da empresas”, explica ele sobre o oportunismo de empresários diante do atual momento econômico.

Para o próximo trimestre, João Guilherme deu o recado. “Nós estamos no caminho certo e temos também muito mais clareza sobre a crise do que o empresariado”, disse.

Logo após a palestra, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, reforçou o conselho dado aos membros da diretoria plena. “No 2º trimestre temos que ter uma postura mais firme ainda e continuar cobrando das empresas o diálogo com o Sindicato para firmar acordos e evitar demissões”, ressaltou Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.