Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

REUNIÃO DA DIRETORIA DO SMC DISCUTE CRONOGRAMA DE ATIVIDADES E PRIORIDADES DO ANO

Curitiba, 22 de janeiro de 2018

A diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) se reuniu hoje (22) na nova sede da entidade para discutir sobre as lutas e o cronograma de atividades do ano. Foi a primeira reunião da Executiva na nova estrutura da Getúlio Vargas. Entre os pontos abordados, estão o cronograma de atividades do ano e também as ações dos próximos dias, o enfrentamento das reformas trabalhista e previdenciária, a liberdade de organização dos trabalhadores e a democracia, além das negociações salariais em andamento. 

Nesta semana, o presidente do SMC, Sérgio Butka, e diretores da entidade participam do Fórum Social Mundial Extraordinário, em Porto Alegre. A abertura será nesta terça-feira, 14h00. O encontro é a principal ferramenta de organização das forças populares no Brasil. A agenda do encontro é o julgamento do ex-presidente Lula na quarta-feira, dia 24, no 4º Tribunal Regional Federal. “O que está em jogo é a democracia e o futuro do Estado Democrático de Direito”, avalia Butka.  

Na semana passada, Sérgio Butka esteve reunido com Lula em São Paulo. Na ocasião, Lula comprometeu-se a desfazer todas as reformas que cortam direitos, aprovadas pelo governo Temer, à revelia da vontade popular. 

Atividades do ano todo

O presidente Sérgio Butka também compartilhou com a diretoria um cronograma de atividades para o ano todo. O planejamento inclui desde iniciativas dos departamentos do Sindicato, como Juventude, Aposentados, Mulher e Saúde até cronogramas de entidades como Força Paraná e Federação dos Metalúrgicos, nas quais os metalúrgicos de Grande Curitiba também têm importante participação. 

Encontro mensal com vintenários

Sérgio Butka falou ainda sobre encontro mensal que passará a ser realizado com os sócios vintenários (aqueles que estão completando ou já completaram 20 anos de sindicalização), sempre no último sábado de cada mês. Já agora em janeiro ocorre o primeiro, no próximo sábado, dia 27. Além de homenagear os vintenários do mês, todos terão oportunidade de acompanhar uma apresentação sobre um tema de interesse. No próximo encontro, haverá uma palestra com economista do Dieese sobre as perdas causadas aos brasileiros se a Reforma da Previdência passar. 

Assembleia: Punição excessiva e acordo na Volks

Diretores também trataram sobre caso de punição com rigor excessivo praticada pela Volkswagen de SJP contra dois trabalhadores da linha de montagem. Ficou definido que este assunto e esclarecimentos sobre o acordo serão tema de assembleia ainda essa semana na montadora, informa o secretário-geral Jamil Davila. 

Negociações Sindimaq e Sindimetal

Outro tema abordado na reunião são as negociações com Sindimaq e Sindimetal. As duas entidades receberão ofício do SMC informando que as negociações são até 29 de janeiro – depois disso, o Sindicato vai partir para mobilização em porta de fábrica. 

Fórum do MPT sobre Liberdade Sindical

A diretoria do SMC comentou ainda a importância da participação da entidade em Fórum organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Paraná, com foco na organização e na liberdade sindical. “Vivemos um momento de ataque sem precedentes na história recente de nosso País e ferramentas de organização como esta são importantes para alinhar diretrizes e marcos claros de organização para o movimento sindical, em defesa dos trabalhadores”, afirmou o vice-presidente do SMC, Nelson Silva de Souza, o Nelsão, um dos representantes da entidade no Fórum do MPT.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.