Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em reunião com o Sindicato, Renault garante a volta dos trabalhadores suspensos

Após reunião ocorrida na manhã de hoje, dia 20, na sede central do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a direção da Renault garantiu que os 298 funcionários que estão com o contrato de trabalho suspenso desde 6 de janeiro, retornam normalmente às suas funções no próximo dia 6 de junho. A posição da Renault dada na reunião de hoje põe fim às especulações veiculadas ontem na grande imprensa, de que os trabalhadores suspensos poderiam ser demitidos.

O presidente do SMC, Sérgio Butka, comentou a situação. “Eles nos garantiram que todos os que ainda estão suspensos voltam ao trabalho no dia 6. Se por ventura houver alguma demissão, a empresa vai ter que indenizar os trabalhadores com os valores das parcelas do seguro desemprego antecipadas pelo governo como Bolsa Qualificação”, afirma o sindicalista.

Acordo

No dia 5 de janeiro desse ano, SMC e Renault fecharam acordo que suspendeu, por um período de cinco meses, os contratos de trabalho de 844 funcionários da linha de montagem, no chamado acordo de “lay-off”. No período de afastamento, uma parte dos salários dos trabalhadores foi paga pela empresa e outra com recursos do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador), por meio do adiantamento do seguro desemprego.

A empresa também custeou aos metalúrgicos cursos de qualificação profissional com carga horária de 140 horas. A ação foi tomada visando combater os efeitos da crise financeira mundial, que ocasionou queda na produção da fábrica. Com a retomada do crescimento do setor automotivo, impulsionada por medidas como a redução do IPI, a Renault reconvocou para voltar ao trabalho em março cerca de 500 dos 844 trabalhadores que estavam suspensos. No decorrer do mesmo mês, outros funcionários também foram sendo reconvocados.  No dia 6 de junho o contrato acaba e os 298 suspensos restantes retornam às suas funções na fábrica.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.