Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força PR inicia 2ª fase do Pró-Ação

Foi realizado no último dia 16 de maio, nas Faculdades Camões, a 2ª fase do Pró-Ação, com a participação de 150 trabalhadores de diversas categorias. O programa é um convênio entre Força Sindical do Paraná e SESA (Secretaria de Estado da Saúde) e tem como objetivos qualificar cipeiros e dirigentes sindicais em saúde e segurança do trabalhador e reduzir o alto índice de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais nas empresas.

Ministrado no auditório da faculdade, o evento teve inicio com uma palestra do auditor fiscal do trabalho Sérgio de Barros. Ele falou sobre o papel do Governo e da sociedade na construção da Saúde do Trabalhador no Paraná e também a ressaltou a importância do programa. “Eu entendo que através destas reuniões é possível discutir a situação das empresas, as condições de trabalho e as mazelas que os trabalhadores infelizmente estão vivenciando no dia a dia”, disse o auditor, representou a SRTE-PR (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná).

Logo após, o diretor do Centro Estadual de Saúde do Trabalhador, David Bueno, fez uma retrospectiva epidemiológica sobre como anda a Saúde do Trabalhador no Brasil. Os participantes tiveram acesso a um diagnóstico sobre acidentes de trabalho no Paraná. ”A finalidade é cruzar os dados de acidentes emitidos pelas empresas com as informações obtidas pela fiscalização e desenvolver uma vigilância para evitar acidentes no ambiente de trabalho”, explicou David.

Cipeiros metalúrgicos de três empresas de Curitiba e região metropolitana (Brandl, Brasilsat e AAM do Brasil) também contribuíram com o debate, repassando aos demais a situação das CIPAS nas suas empresas.
“Na empresa onde eu trabalho já estamos há 200 dias sem acidente de trabalho e o objetivo é bater forte nesta questão para evitar problemas no chão de fábrica”, ressaltou o cipeiro da Brandl do Brasil, José Delmo Brunatti Junior. “O mais importante de tudo isto é repassar o que a gente está aprendendo aqui para os nossos companheiros de trabalho”, frisou o cipeiro da Brasilsat, Claudinei Dias Antunes. Nesta empresa, um metalúrgico morreu devido à falta de segurança no ambiente de trabalho. Em homenagem, trabalhadores e sindicalistas fizeram um minuto de silêncio.

De acordo com o diretor da Força Sindical e coordenador de relações do trabalho da SEPT (Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social), Nuncio Mannala, debates como os do Pró-Ação são importantes para sindicatos e trabalhadores conquistarem seus objetivos.
“Nós temos situações pontuais e culturais que precisam ser debatidas no âmbito estadual através de convenções coletivas de trabalho para chegar a patamares de paises como Suécia e França, onde os índices anuais de acidentes são quase zero”.

No período da tarde, os trabalhadores participaram de oficinas para discutir e analisar uma perspectiva de ação transformadora na área de Saúde e Segurança do Trabalho.

Estiveram presentes no Pró-Acão as seguintes categorias: metalúrgicos, textêis, motoboys, asseio e conservação, gráficos, reparadores de veículos, bebidas, e químicos.

Clique aqui e confira a galeria de fotos. Em breve, vídeo-reportagem.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.