Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

21 de abril - Dia do(a) Metalúrgico(a)!

Nesta terça-feira, 21 de abril, é comemorado o Dia do Metalúrgico. Além de homenagear é importante também relembrar a participação dos metalúrgicos, inclusive da categoria da Grande Curitiba, nos momentos históricos do país. 

Luta

Foram vários episódios nacionais em que a mobilização foi além da porta de fábrica, como, por exemplo, a da Assembleia Constituinte de 1988. Neste ano os metalúrgicos de Curitiba foram à Brasília ajudar na elaboração do atual conjunto de Leis que rege a sociedade brasileira: a Constituição Federal.

 

Série de vídeos na MetalTV 

Estas e outras lutas foram relembradas  por uma série de vídeos pela MetalTV, a webtv do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (veja abaixo).

 

Economia

Além da importância na história politica, os metalúrgicos também são peça chave na economia do país. A metalurgia é um dos expoentes econômicos do Brasil, principalmente na siderurgia, com destaque para a produção de aço bruto. Em Curitiba e Região Metropolitana os metalúrgicos já conquistaram PLR´s e índices de aumento real que se tornaram referência para as negociações salariais de várias outras categorias pelo Brasil.

Todos estes detalhes transformam a categoria metalúrgica da Grande Curitiba na vanguarda da luta em defesa dos direitos, dos empregos, da renda  e de  melhores condições de trabalho no Brasil. 

Por tudo isso, por movimentar a economia, ir à luta, contribuir para o país e construir o progresso com as próprias mãos, parabéns pelo seu dia, metalúrgico e metalúrgica!

 

Veja abaixo a série de vídeos da MetalTV que relembram momentos históricos do país com a participação dos metalúrgicos da Grande Curitiba.

1988- Assembléia Constituinte

2010 - Movimento "O Paraná que queremos"

 

2012 -  Luta pela probição do amianto em Curitiba

2010 - Movimento "O Paraná que queremos"

 

1992 -  Fora Collor

 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.