Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Com foco na prevenção da LER e DORT, SMC realiza mais um Encontro de Cipeiros do setor de peças

Prevenir! Essa foi a palavra de ordem para os cerca de 200 participantes do Encontro de Cipeiros do setor de peças, realizado nesta sexta-feira (13) no Auditório Diamiro Cordeiro da Fonseca, sede do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC). Além de alertar sobre os sintomas e causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LERs) e dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs), a iniciativa do Sindicato também apresentou o Projeto Proteger, programa de prevenção pioneiro no movimento sindical brasileiro. 

A apresentação do Proteger ficou a cargo do Dr. Zuher Handar, médico, assessor do SMC e presidente da ABRASTT – Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. De acordo com o médico, a essência do projeto e o que torna ele único entre as entidades sindicais é o papel dado ao trabalhador na prevenção das LERs e DORTs.

“Ninguém melhor que o trabalhador, que está diariamente no seu posto de trabalho para nos mostrar onde estão os problemas. Por isso, no Proteger, queremos capacitar trabalhadores, cipeiros e lideres sindicais para formarem um único time, identificando os problemas, trabalhando na intervenção e na eliminação destes problemas”, destaca o doutor Zuher Handar.

Ainda de acordo com o médico, essa maior participação dos trabalhadores, por meio de formulários, reuniões, boletins e etc, irá ser fundamental para eliminar as principais causas dos problemas dentro das empresas. 

“O nosso objetivo deve ser sempre eliminar as causas da LER e DORT dentro das fábricas, é isso que significa prevenção. Pois não adianta apenas afastarmos um trabalhador doente se, quando ele retornar, irá encontrar as mesmas condições de trabalho”, resume o médico.

História de lutas por mais saúde

Para o Presidente dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, lançar um programa como o Proteger é mais um grande passo na história de lutas do SMC por mais saúde para os trabalhadores.

“Temos aí 30 anos de Departamento de Saúde e Segurança dos Metalúrgicos e conseguimos, ao longo dessas décadas, muitos avanços na vida do trabalhador, como a proibição do jato de areia e a criação de dezenas de Cipas. Então, lançar mais uma iniciativa como essa, para proteger os trabalhadores de Curitiba, é outro grande passo que damos rumo a um futuro livre de perigos e riscos dentro das fábricas da cidade”, ressalta Butka.

Cipas, máquinas e equipamentos perigosos

A regulamentação das Cipas, pela NR-05, e os desafios de prevenção em ambientes com máquinas e equipamentos perigosos também foram tema deste Encontro. Os engenheiros Diego Gramm e Mário Freitas foram os responsáveis por explicar todas as normas, regulamentações e especificações da Cipa. 

Depois das explanações dos engenheiros, os participantes ainda fizeram um intenso debate sobre os temas abordados neste encontro. Por mais de 1 hora os cipeiros tiraram todas suas dúvidas sobre os itens expostos. 

Osvaldo da Silva Silveira, diretor do SMC e coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, destacou a importância de retomarmos o entendimento de que a Cipa não é da empresa, mas sim, do trabalhador:

“Mostramos aqui uma posição que temos batido aqui no Sindicato sempre: a Cipa é do trabalhador. A empresa tem sim sua participação, mas não é ela quem coordena, quem dá as ordens. Muitas empresas têm Cipa, mas elas só agem com a postura de agradar as empresas e isso é errado, não cumpre o objetivo. Por isso é muito importante que os trabalhadores retomem essa posição de liderança dentro da Cipa, são eles os eleitos e a responsabilidade, com isso, é muito grande, como pudemos ver aqui hoje”, finalizou.

Materiais de apoio

Todos os Materiais de Apoio do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador estão disponíveis em www.simec.com.br/cipeiros

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.