Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Em audiência no TRT, Sindicato apresenta proposta e aguarda resposta da Bosch

Nesta terça-feira (30), às 9h, em audiência no Tribunal Regional do Trabalho, em Curitiba, os representantes do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) apresentaram à Bosch a proposta aprovada ontem em assembléia, que prevê readmissão dos 826 demitidos e garantia de um ano de estabilidade para todos os trabalhadores da planta. A empresa comprometeu-se a estudar e retornar com uma resposta, possivelmente hoje, aos trabalhadores.

Independente disso, amanhã, às 5h, os boscheanos realizam assembléia para dar encaminhamento à mobilização iniciada ontem, com paralisação de 48 horas. Hoje a produção permaneceu parada. A grande maioria dos trabalhadores, apesar de receber telefonemas de “convocação” das chefias, nem chegou a ir para a fábrica. Também nesta quarta-feira, às 14h30, ocorre a segunda audiência de conciliação no Ministério Público do Trabalho. Já na quinta-feira, às 9h, acontece e terceira audiência no Tribunal Regional do Trabalho.

Audiência de hoje

Durante a audiência de hoje no TRT, os representantes da empresa tentaram desqualificar a proposta dos trabalhadores com um subterfúgio jurídico, dizendo que ela era um “novo objeto” na discussão e defendendo a idéia de que a audiência deveria restringir-se apenas ao caso dos demitidos. Entretanto, a procuradora que representou o Ministério Público do Trabalho na audiência, Thereza Cristina Gosmel, derrubou essa tese enfatizando que é natural que haja temor entre aqueles que permanecem empregados – “pois viram centenas de colegas serem demitidos de uma hora para outra, sem critério” - e que, sendo assim, é legítimo que se discuta a situação deles também.

A procuradora do trabalho criticou a falta de critério da Bosch nas dispensas. “Vi a lista dos demitidos e notei que realmente tem pessoas com 30, 31 anos de casa. Por que demitir de uma hora para outra uma pessoa que serviu tantos anos para a empresa?” Thereza Gosmel afirmou que, “de forma mais transparente”, a empresa deveria ter buscado um diálogo com o Sindicato antes de demitir. “Isso tornaria a situação bem menos traumática e reduziria consideravelmente os danos sociais da medida”. Ao sugerir a possibilidade do lay-off – redução temporária do contrato de trabalho – e ouvir como resposta da Bosch o argumento de que isso “não seria bom para os trabalhadores”, a procuradora foi enfática: “seria bom que vocês deixassem os próprios trabalhadores decidir o que é melhor para eles”.

O desembargador Luiz Eduardo Gunther, que presidiu a audiência, fez uma comparação com nações mais avançadas para também criticar a forma como as demissões foram feitas. “Se fosse em um país como a Alemanha, a empresa teria que primeiro discutir com os trabalhadores a melhor forma de dar encaminhamento”.

Cadê o “balanço contábil”?

Os representantes do Sindicato lembraram que até agora, diferente do prometido, a Bosch não apresentou os balancetes financeiros e contábeis, documento que efetivamente comprovaria a “dificuldade financeira” alegada pela Bosch na mesa de negociação.

O que foi dito na audiência de hoje no TRT

“De forma mais transparente, a Bosch deveria ter dialogado com o Sindicato antes de demitir. Isso tornaria a situação bem menos traumática e reduziria consideravelmente os danos sociais da medida” - Thereza Cristina Gosmel, procuradora que representou o Ministério Público do Trabalho na  audiência de hoje

“Se fosse em um outro país, como na Alemanha, a empresa teria que discutir antes com os trabalhadores a forma de dar encaminhamento na situação” -  Luiz Eduardo Gunther, desembargador que presidiu a audiência e vice-presidente do TRT

“Seria bom que vocês (a Bosch) deixassem os próprios trabalhadores decidir o que é melhor para eles” - Thereza Cristina Gosmel, procuradora que representou o Ministério Público do Trabalho na audiência de hoje, criticando o fato da Bosch recusar o lay-off por presumir que “isso não seria bom para os trabalhadores”

Comentários

  • José Mauricio Mocellin

    30 de junho de 2009

    É lamentável esta situação que nossos companheiros da Bosch estão passando com a Demissão de 826 colaboradores. Penso que haverá uma negociação em prol destes trabalhadores que perderam seu emprego com 30,31 anos de empresa, sem levar um critério justo para tal medida Demissão. O sindicato mais uma vez mostra sua sensibilização e ajuda aos trabalhadores que prederam seu emprego. Parabéns companheiros.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.