Enquete: Você é a favor ou contra a jornada de 10 horas? Clique aqui e vota!

Notícias > Mulher, Saúde

Imagem

Saúde: Uso de anticoncepcional pode triplicar as chances de trombose

Confira o alerta de nosso prestador do MetalSaúde Dr. Emerson Hideyoshi Shimada, cirurgião vascular da Clínica Vascular Shimada.

Apesar de ser mais frequente em idosos, a trombose também é comum em jovens e adultos, principalmente mulheres. Se ela usar pílula anticoncepcional o risco aumenta, mas se ainda for fumante as chances chegam a dobrar. Por isso, prevenção e atenção a sintomas como sensação de perna pesada, inchaço, dor ou manchas são importantes. A trombose venosa profunda (TVP) acontece quando há formação de um coágulo sanguíneo, o trombo. Ele obstrui a veia e impede a circulação de sangue no local. A TVP pode afetar qualquer parte do corpo, mas em cerca de 90% dos casos ocorre nos membros inferiores.

Há diversos fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença. Alguns deles são o uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal; a presença de insuficiência cardíaca, varizes, infecções, tumores malignos, história prévia de trombose ou obesidade; ser submetido a cirurgias longas, traumas ou imobilização prolongada. Além destes, permanecer muito tempo na mesma posição, acamado por doença ou engravidar aumentam o risco. “Quando há a combinação de problemas, como nos casos em que mulheres fumantes utilizam anticoncepcional, o risco aumenta ainda mais”, diz Dr. Emerson Hideyoshi Shimada (CRM-PR 25523/RQE 17908), cirurgião vascular da Clínica Vascular Shimada. “A união entre o tabagismo e o hormônio modifica o sangue, facilitando a formação dos trombos”, explica ele. A TVP, na maioria das vezes, é assintomática. Mas quando os sintomas aparecem, inchaço e dor são os mais comuns. Shimada alerta que “além das dores, a trombose pode provocar embolia pulmonar, que acontece quando um coágulo sai do local onde se formou e vai para o pulmão, bloqueando a artéria”. Esta é uma consequência importante e que pode causar complicações respiratórias e até a morte.

Uma pesquisa recente da universidade inglesa de Nottingham mostrou que mulheres entre 15 e 49 anos usuárias de anticoncepcionais orais aumentam seu risco de trombose em três vezes. Contudo, os pesquisadores também relataram que durante a gravidez esse risco é multiplicado por dez. “Portanto, vale a pena avaliar riscos e benefícios de cada caso. Mas, acima de tudo, visitar regularmente o médico e seguir corretamente as orientações de prevenção podem evitar problemas”, diz o cirurgião.

* Clínica Vascular Shimada Avenida Sete de Setembro 4848, sala 301 Batel - Curitiba - PR Tel (41) 3095-7880 / 99976-7880

Categorias:

Comente esta notícia

Desenvolvido por Agência Confraria