Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

União é a solução para resolver a crise do movimento sindical

Em reunião da diretoria plena do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) o assessor sindical João Guilherme Vargas Netto foi direto: “união” é a saída para começarmos a resolver a crise do movimento sindical. O assessor também explicou porque o desemprego é um dos principais motivos da atual crise política no Brasil.

De acordo com Vargas Netto, o desemprego se tornou uma “âncora no Brasil”, afinal são mais de 60 milhões de desempregados, desalentados ou subutilizados no Brasil que não produzem e, consequentemente, também não consomem. O que faz, segundo o assessor, com que a economia continue sem reagir.

“Isso tudo são algumas das principais causas do descrédito na política, da abstenção dos brasileiros nas eleições e da baixa participação em algumas manifestações sindicais nas empresas. Afinal se o cara está desempregado, sem produzir, dificilmente ele vai sair de casa para participar de algum movimento político”, destacou Vargas Netto.

Segundo o assessor uma das únicas saídas para resolver esta crise política e sindical é justamente a união. “O movimento sindical precisa se unir em todas as pontas. Para sair desta crise vai ser preciso mais união dos trabalhadores, dos dirigentes sindicais, das entidades entre si e das centrais”, ressaltou Vargas Netto. “O movimento até agora tem ficado anestesiado diante de uma tragédia anunciada e ainda não tem trabalhado na unidade daqueles que defendem os trabalhadores. Essa é a hora de focarmos na construção deste movimento mais próximo independente de ideologias políticas e partidárias”, finalizou.

Dia do Basta e Eleições

Outro assunto debatido durante a reunião foi o Dia do Basta, que será realizado na próxima sexta-feira (10 de Agosto). Sérgio Butka, presidente do SMC, destacou que este dia será o momento chave para começarmos a mostrar essa união tão necessária aos trabalhadores.

“Será como o nome diz o Dia do Basta para o desemprego. Vamos estar nas portas de fábrica parando e, junto com os trabalhadores de todo o Brasil, dando o recado a este governo que não dá mais para ver tanto desemprego e ficar calado. Chegou a hora de agir, de um jeito ou de outro”, destacou o presidente.

O Dia do Basta traz quatro grandes bandeiras de luta dos trabalhadores: geração de empregos, contra o fim da aposentadoria, em defesa dos direitos trabalhistas e a busca por mais liberdade sindical.

Sérgio Butka também destacou a importância dos trabalhadores na formação de um novo governo compromissado em resolver esta situação. De acordo com o presidente é preciso focar em fortalecer quem já provou que está do nosso lado.

“Temos que fortalecer quem aguentou o rojão por nós nos últimos quatro anos. Não é hora de se arriscar com novatos que não tem compromisso nenhum com a gente e podem virar a casaca a qualquer momento. Vamos parar também de focar só em quem nos prejudicou, é hora de procurar aliados principalmente quando se trata de deputados e senadores. Se as opções para presidente não são boas, temos que pelo menos garantir uma boa bancada no Congresso e a hora para fazer isso é AGORA”, finalizou Butka.

Cursos e eventos

Na ocasião também foram apresentados os trabalhos que o Sindicato tem feito com determinados grupos, como as mulheres os sócios vintenários e as pessoas com deficiência. Sempre visando o protagonismo e a maior participação de todos nos eventos do Sindicato.

Além das reuniões, encontros mensais e seminários envolvendo estes grupos o sindicato também deu o ponta pé na formação da sua turma de Libras, visando capacitar os seus dirigentes sindicais para melhor atender os trabalhadores metalúrgicos surdos.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.