Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Montadoras aumentarão compras de autopeças em 2019

Indústria já identifica alguns gargalos e também prevê maior nacionalização com Rota 2030 

Os diretores de compras das montadoras Mercedes-Benz, CNH Industrial e FCA Fiat Chrysler preveem aumentos no volume de compras para 2019 e foram unânimes em apontar que a nacionalização das autopeças vai aumentar com a implantação do programa Rota 2030. A conclusão dos executivos surgiu durante o Workshop Planejamento Automotivo 2019, realizado por Automotive Business na segunda-feira, 27, em São Paulo.

Reunidos no painel “A Nova Dinâmica das Compras Automotivas”, dentro do workshop, Erodes Berbetz (Mercedes-Benz), Carlo Martorano (CNH Industrial) e Luís Santamaria (FCA) anunciaram aumento no ritmo de suas empresas. O encontro teve a coordenação do jornalista Pedro Kutney, de Automotive Business. 

Berbetz afirmou que o aumento de 25% nas compras da Mercedes em 2018 foi igual ao do volume de produção e que esse ritmo vai continuar. Pela CNH Industrial, Martorano disse que o crescimento nas compras será de 17% a 20%, sendo que a área de caminhões é que a mais avança, enquanto a de máquinas agrícolas é estável e a de construção tem leve subida.

Já as compras da FCA, segundo Santamaria, foram afetadas pela crise na Argentina. Para 2019 o aumento é uma incógnita, podendo ficar na casa de 10% a 15% em um cenário negativo e entre 20% e 22% em um cenário positivo. 

Segundo o Sindipeças (entidade que reúne os fabricantes de componentes), as montadoras respondem por 62% do faturamento do setor e este ano a receita terá um aumento de 24%, para perto de R$ 90 bilhões. Mesmo assim, o setor de autopeças tem uma balança comercial negativa em US$ 4 bilhões no acumulado até julho. Isso é resultado do alto índice de importação das autopeças.

Fonte: Automotive Business

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.