Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Novembro Azul – Mês da conscientização a respeito de doenças masculinas

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata


Um problema cultural


As mulheres aprendem, desde cedo, que é preciso ir regularmente ao médico (especialmente ao ginecologista). Quando se tornam mães, elas levam os bebês ao pediatra para as consultas mensais, orientação alimentar e vacinação. Já os homens não tem essa cultura o que favorece o surgimento de doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos precocemente diagnosticadas, caso houvesse atitudes preventivas.


Câncer de Próstata


Detectar os sinais pode não ser tão simples, pois os sintomas não são específicos. Os mais comuns, de acordo com o estudo, são: cansaço, dores nas costas, dor generalizada, fraqueza, dificuldade para dormir e incontinência urinária.


Muitos homens aguentam esses sinais sem recorrer aos médicos durante meses ou até mesmo um ano. Outros acreditam que a dor ou o desconforto diário é algo que precisam aprender além dos que não sabem que as dores podem estar relacionadas com o câncer.


Fique por dentro


Segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo, o que representa cerca de 10% do total de cânceres.
•    O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens
•    1 a cada 6 homens terá a doença
•    1 a cada 36 morrerá da doença
•    Representa mais de 40% dos tumores que atingem o sexo masculino em idade superior aos 50 anos
•    O INCA estima que em  2014/2015  68.800 novos casos sejam diagnosticados.
•    No Brasil, a doença é responsável por 6% do total de óbitos de homens.
•    47% dos homens com a doença em estágio avançado desconhecem e não dão importância aos sintomas
•    90% dos tumores são curáveis quando detectados precocemente
•    O método mais eficaz de detecção é o exame preventivo


Lembre-se: A detecção precoce ainda é a maior arma na luta pela vida quando se trata de câncer de próstata porque oferece a melhor chance de obter um tratamento bem-sucedido.
 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.