Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Nova diretoria do SMC toma posse

“Honrar as antigas gerações, respeitar os estatutos, servir aos associados e manter o compromisso de um sindicato querido pelos trabalhadores e respeitado por todos”. Com esse juramento, tomou posse na noite de ontem, 07, a nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), gestão 2008-2012. Capitaneada pelo presidente Sérgio Butka e eleita em agosto do ano passado com 92,52% dos votos dos metalúrgicos, a nova direção do SMC reassume o compromisso de continuar lutando pela categoria nos próximos quatro anos e manter o SMC como referência nacional em conquistas para o trabalhador.

A luta da próxima gestão será pela redução da jornada de trabalho, melhores salários e condições de trabalho, mais saúde e segurança nas fábricas, renovação e implantação de novos acordos de Participação nos Lucros ou Resultados (PLR), vale-mercado, entre outros benefícios.

Mais de mil pessoas compareceram a cerimônia de posse, realizada no Salão Social do Paraná Clube, na capital. Além de dirigentes, militantes, funcionários e associados do Sindicato, o evento contou com a presença de lideranças sindicais estaduais e nacionais, além de autoridades políticas como o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o Secretário Estadual do Trabalho, Nelson Garcia, o vereador de Curitiba e Secretário Municipal do Trabalho, Manassés Oliveira, o prefeito de Matinhos, Francisco Carlim dos Santos, e do deputado federal e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho.
 
Mobilização continua

Em seu discurso, o presidente Sérgio Butka ressaltou o trabalho feito pela diretoria na última gestão, quando os metalúrgicos conquistaram aumento real 150% maior que a média nacional e vários acordos coletivos com avanços maiores do que os da convenção. “Somos uma diretoria ativa, que lutou e vai continuar lutando junto com o trabalhador. Nessa próxima gestão, vamos seguir mobilizados para garantir cada vez mais conquistas para a categoria”. O presidente reeleito agradeceu também a “velha guarda”, aqueles que ajudaram a construir a história do Sindicato, destacou o salto de qualidade dado pela entidade na questão de infra-estrutura, e falou também sobre o bom relacionamento com o governo do estado. “Em governos anteriores, a Polícia batia no trabalhador durante as greves. Hoje, com Requião, isso não acontece mais. É um governo voltado para o social, que se preocupa e tem respeito pelo trabalhador”, elogiou o sindicalista.
 
Apoio

O vice-governador Orlando Pessuti, no ato representando o governador Roberto Requião, agradeceu a oportunidade de estar ao lado da “família metalúrgica”, destacou a importância dos trabalhadores na construção da sociedade e renovou a parceria entre o Estado e o movimento sindical. “Nosso compromisso com a classe trabalhadora continua. Somos e vamos continuar sendo parceiros dos trabalhadores e do movimento sindical. Podem contar com Requião e Pessuti”, afirmou.

Exemplo a ser seguido

  O vereador de Curitiba, Secretário Municipal do Trabalho e também sindicalista Manassés Oliveira, na ocasião representando o prefeito Beto Richa, cumprimentou a família metalúrgica e desejou sorte à nova diretoria. “Os metalúrgicos são uma categoria modelo, exemplo para as outras por seu grande poder de mobilização. Que a nova diretoria continue bem representando os trabalhadores, a exemplo do que já tem feito”, destacou Manassés.

Parceria continua

 O Secretário Estadual do Trabalho, Nelson Garcia, ressaltou a parceria entre o Governo e o movimento sindical. “O 1º de Maio Solidário de 2007 foi um marco na história do estado. Em conjunto, realizamos o maior evento de trabalhadores da história do Paraná. Para os próximos anos, vamos manter essa grande e vitoriosa parceria e lutar juntos contra a informalidade e por mais empregos”, planeja o Secretário.

Referência nacional

 O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Eleno José Bezerra, destacou a importância do SMC no cenário nacional. “Sem sombra de dúvidas, o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba é um dos sindicatos mais importantes do Brasil nos dias de hoje. Grandes montadoras estão instaladas aqui, fazendo do local um dos maiores pólos automotivos do país. As conquistas daqui viraram referência nacional. Que a nova diretoria tenha sucesso em sua empreitada e continue com este grande trabalho”, ressaltou Eleno.

Redução da jornada

 Encerrando a cerimônia, o deputado federal e presidente da Força Sindical nacional, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, elogiou o trabalho feito pelo SMC, agradeceu a participação efetiva da entidade em grandes mobilizações nacionais como as lutas contra a Emenda 3 e a Emenda 21, duas medidas que ameaçavam acabar com os direitos dos trabalhadores, mas que foram derrubas no Congresso. O parlamentar falou também sobre sua luta em defesa dos trabalhadores em Brasília, e comentou os próximos objetivos do movimento sindical. “Nesse ano vamos lutar pela redução da jornada de trabalho. Pretendemos reunir mais de 1,5 milhão de assinaturas para viabilizarmos o projeto. Reduzir a jornada significa gerar mais de 2 milhões de empregos e aquecer a economia”, afirmou Paulinho.

Coube ao deputado e presidente da Força empossar a nova diretoria do SMC, composta por 16 membros na executiva e outros 92 na base. Após a cerimônia, um jantar foi servido aos presentes.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.