Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Campanha Salarial Montadoras 2009: SMC inicia debate da pauta de reivindicações

Durante Planejamento Estratégico realizado na manha desta segunda-feira (3), na Chácara do SMC, em São Jose dos Pinhais, o Sindicato debateu a pauta de reivindicações da Campanha Salarial Montadoras 2009. 
 
Diretoria executiva, delegados de base das montadoras, o economista do DIEESE-PR, Cid Cordeiro e o advogado trabalhista, Iraci Borges, debateram as cláusulas da pauta de reivindicações, entres elas: aumento salarial, piso salarial, CIPA e aviso prévio.

Independente da definição destes itens, o debate de hoje já estabeleceu um consenso. “Os dados comprovam que o momento das montadoras é muito bom. Porém, só a mobilização dos trabalhadores em porta de fábrica será capaz de garantir bons acordos”, avalia o presidente do Sindicato, Sérgio Butka. Além da rapidez, a mobilização, a exemplo de todos os anos, foi outro detalhe reforçado no planejamento. “Tudo vai depender da mobilização dos trabalhadores que estarão prontos para o inicio da campanha no dia 20 de agosto”, ressalta o vice-presidente do SMC, Cláudio Gramm.

A concorrência entre as montadoras de automóveis, que já estão batendo recordes de vendas este ano, também foi analisada na reunião. “As montadoras são concorrentes e brigam entre si para vender mais e conquistar uma fatia maior no mercado. E nessa situação cabe a nós verificar fraquezas, ou fortalecimento, de uma ou outra empresa, para que a gente possa explorar e conseguir um melhor resultado para os trabalhadores”, analisa o advogado Iraci Borges. 

Durante o inicio do Planejamento, o economista Cid Cordeiro, fez uma análise das dificuldades e oportunidades da campanha deste ano. “As montadoras estarão aplicando uma avaliação pessimista provavelmente com os impactos da crise. Já os trabalhadores estarão de olho no presente e no futuro, que apontam perspectivas mais otimistas para o setor”, sinaliza Cid. 

Agora, a pauta de reinvidicações será debatida novamente e colocada em votação na próxima segunda-feira (10), em assembléia a ser realizada na sede do SMC.  

Logo mais abaixo, confira a vídeo-reportagem da MetalTV.

Retrospectiva Campanha Salarial 2008

Vitória! Esta é a manchete do A VOZ DO METALÚRGICO, edição 786, publicado em setembro de 2008, referente ao avanço salarial conquistado pelos metalúrgicos das montadoras.  Na mobilização, os metalúrgicos da Grande Curitiba saíram na frente e puxaram acordos com montadoras no Brasil. A paralisação de seis dias na Volks, quatro na Renault e um na Volvo garantiu reposição integral da inflação, aumento real e abono para os trabalhadores 

Clique aqui e confira mais detalhes.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.