Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Esporte e Lazer

Imagem

Conheça 8 benefícios da caminhada para saúde

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente e ótima para reduzir a ansiedade e estresse.

Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir:

  • Redução do inchaço nas pernas e tornozelos;
  • Prevenção da obesidade e perda de peso;
  • Melhora da circulação sanguínea;
  • Fortalecimento dos músculos do corpo;
  • Melhora da postura corporal;
  • Melhora da ansiedade e do estresse;
  • Relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros;
  • Prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Para usufruir destes benefícios, a pessoa deve caminhar pelo menos 2 horas e meia por semana e adquirir outros hábitos saudáveis, como realizar uma dieta equilibrada pobre em açúcar e gorduras. Saiba como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer.

Benefícios da caminhada na gravidez

A caminhada também é benéfica para a gravidez já que ajuda a reduzir os pés inchados no final do dia, melhora o sono da gestante, ajuda a relaxar, previne o aumento de peso em excesso e diminui o risco de ocorrência de pré-eclâmpsia e diabetes gestacional.

Outros exercícios, como nadar ou praticar yoga, também podem ter os mesmos benefícios da caminhada na gravidez. No entanto, a grávida deve realizar uma consulta no médico obstetra antes de realizar qualquer exercício físico.

Dicas para emagrecer com a caminhada

A caminhada pode ser feita em qualquer idade e em qualquer lugar, como na academia, na praia ou na rua, por exemplo. Para que a caminhada seja saudável e queime calorias é importante andar rápido, mantendo a velocidade, de forma a que a respiração acelere e não seja possível conversar facilmente, contrair os músculos da barriga simultaneamente, de forma a manter a postura correta e balançar os braços vigorosamente, já que este gesto ajuda a melhorar a circulação sanguínea

Se for feita diariamente, a caminhada vai contribuir para o emagrecimento e para a perda da barriga, podendo-se queimar até cerca de 400 calorias por hora e aproximadamente 2,5 cm de barriga por mês. Além disso, quando feita num local tranquilo e com boa paisagem pode ser um ótimo tratamento para controlar o estresse.

É bom caminhar em jejum?

A caminhada em jejum não é benéfica para a saúde, pois pode causar tonturas, enjoos e desmaios, já que o individuo pode não ter açúcar no sangue suficiente para caminhar.

Assim, o ideal é a ingestão de uma refeição ligeira, com carboidratos e fruta, como pão de cereais e suco de fruta, por exemplo, antes do exercício, evitando refeições muito volumosas para não se sentir desconfortável.

Cuidados importantes durante a caminhada

Os cuidados na caminhada incluem:

  • Utilizar calçado confortável e roupas leves;
  • Beber 250 mL de água por cada hora de caminhada;
  • Utilizar filtro solar, óculos escuros e chapéu ou boné para se proteger do sol;
  • Evitar horários mais quentes, como entre as 11h e as 14h e ruas muito movimentadas;
  • Fazer exercícios de alongamento antes e depois da caminhada, como alongar as pernas e os braços, para ativar a circulação e prevenir as cãibras. Saiba quais os exercícios que deve fazer.

Estes cuidados na caminhada ajudam a prevenir problemas de saúde, como lesões, desidratação, insolação ou queimaduras solares.

Fonte: Tua Saúde

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.