Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Sindicalistas israelenses visitam o SMC

Uma delegação de 11 sindicalistas israelenses da Histadrut prestigiou a estrutura e as lutas do SMC em defesa dos direitos dos metalúrgicos, durante visita realizada na manhã desta quinta-feira (20), na sede central do Sindicato.

O objetivo da vinda das lideranças sindicais de Israel ao Brasil é conhecer o modelo do sindicalismo do país, ampliar as fronteiras e avançar na luta em defesa dos trabalhadores. Seguindo esta linha, eles tiveram a oportunidade de debater com a diretoria executiva do SMC importantes bandeiras de luta, entre elas, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais. Ao ser perguntado por um sindicalista israelense se a redução poderia reduzir os salários e os postos de trabalho, o presidente do SMC, Sérgio Butka foi enfático. “Em hipótese alguma. Não houve desemprego e nem redução salarial nas empresas que adotaram as 40 horas”, esclareceu Sérgio. Na categoria metalúrgica da grande Curitiba, por exemplo, foram conquistados mais de 30 acordos de redução da jornada, por meio de acordos coletivos de trabalho, beneficiando cerca de 25 mil trabalhadores.

Durante o encontro, os visitantes também fizeram uma breve explicação sobre o cenário sindical do país situado no sudeste do Mar Mediterrâneo. Lá, existem cerca de 70 mil trabalhadores da categoria metalúrgica, sendo que 3 mil pertencem ao setor aeronáutico. Entre os principais avanços, destacam-se os benefícios trabalhistas. “Foi muito difícil no começo, mas devido à mobilização dos trabalhadores tudo deu certo. O chão de fábrica contribui para o crescimento da empresa e por isso merecem uma recompensa justa”, disse o presidente do Comitê de Trabalhadores nas Indústrias Aeronáuticas de Israel, Haim Katz.

Após a reunião, Haim ressaltou a importância da visita ao SMC.  “Certamente foi uma experiência muito positiva para nós. Estamos convencidos que podemos conseguir acordos de intercambio e conseqüentemente fortalecer a luta em defesa dos trabalhadores dos dois países”, frisou Haim.

A delegação também teve conhecimento da história do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, que completa 90 anos em 2010, através do Memorial Theodoro Cassins. 

Eles já visitaram diversos sindicatos metalúrgicos desde que chegaram na última segunda-feira (17), entre eles, os sindicatos de São Paulo, Piracicaba e Jundiaí. Fechando o roteiro da viagem, eles visitam nesta sexta-feira (21), a Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro.

Clique aqui e confira a  galeria de fotos. E logo abaixo, a vídeo-reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.