Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Indústria comemora avanço de 17,8% das vendas no bimestre

O volume total das vendas de veículos no primeiro bimestre do ano superou as 398,4 mil unidades, considerando os emplacamentos de leves e pesados, o que representou avanço de 17,8% sobre o resultado de igual período do ano passado, quando o setor emplacou 338,1 mil. Até agora, o acumulado do ano evoluiu de forma acima do previsto pelas fabricantes, graças ao bom desempenho das vendas em fevereiro, cujo volume de 198,6 mil é o melhor para o mês desde 2014, de acordo com a Anfavea, que apresentou o balanço da indústria na segunda-feira, 11, em São Paulo.

O sinal de que as vendas estão seguindo o rumo do crescimento é o nível da média diária: em fevereiro, este volume chegou a 9.932 unidades emplacadas em cada um dos 20 dias úteis do mês, aumento de 9,3% com relação às 9.081 unidades licenciadas em cada um dos 22 dias úteis de janeiro.

Para a Anfavea, o mês se beneficiou pelo fato de o feriado de carnaval ter sido em março.
 

Ainda segundo o presidente da Anfavea, alguns fatores têm ajudado a movimentar o setor no varejo, como a maior disponibilidade dos bancos em conceder crédito ao consumidor. Isso se deve ao baixo índice de inadimplência, que tem registrado os menores índices ao longo dos últimos meses.

Com isso, no acumulado do bimestre, Megale comenta que o resultado ficou até um pouco acima do esperado pelas fabricantes e que é notável essa tendência positiva nos primeiros dias de vendas de março. No entanto, o executivo acredita que o resultado total do mês será prejudicado pelo feriado do carnaval, o que reduz o número de dias úteis.

“Em geral, março sempre tem boas vendas, mas para uma análise mais detalhada, vamos esperar o fim do primeiro trimestre ou do quadrimestre para ter uma confirmação das tendências do mercado, mas já vemos essas tendências como positivas”, completou.

No acumulado de janeiro e fevereiro, os veículos pesados tiveram alta expressiva das vendas: os caminhões anotaram aumento de 61,2% do volume, que chegou a 13,8 mil, enquanto os ônibus superaram a marca de 3 mil chassis emplacados, alta de 80% também no comparativo anual.

Já os veículos leves tiveram crescimento mais brando: o total de emplacados no primeiro bimestre subiu 16,4%, para 381,4 mil unidades. Deste total, 325,5 mil foram automóveis, incremento de 16,8%, enquanto os demais 55,9 mil foram comerciais leves, avanço de 13,8%

Fonte: Automotive Business

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.