Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Intenção dos empresários de contratar nos próximos meses fica estável na comparação com o ano passado

No campo positivo desde meados de 2017, o índice que mede a expectativa dos empresários de criar empregos ficou estável considerando o final do primeiro semestre deste ano e a comparação com 2018. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pelo ManpowerGroup. Os dados também revelam que a expectativa pela criação do emprego ainda não voltou ao patamar pré-crise.

Para o período entre abril e junho de 2019, 18% dos empresários preveem aumento no número de contratações. Outros 8% projetam diminuição. Isso leva a uma diferença de 10 pontos, considerados na pesquisa como “expectativa líquida de emprego”. Com ajuste sazonal, a expectativa líquida de criação de empregos nos próximos meses é de 7%. Esse número é igual ao registrado no mesmo período do ano passado.

“As empresas ainda aguardam as definições do cenário econômico, mas claramente estão se preparando para aumentar o ritmo de contratações no curto prazo”, disse em nota Nilson Pereira, CEO do ManpowerGroup Brasil.

Na divisão por setores, o que inclui agricultura, pesca e mineração é o que tem a maior expectativa dos empresários de contratações nos próximos meses, com 15 pontos.

Já o que tem a menor expectativa é o da construção, que teve pontuação negativa em 5 pontos. O setor ainda vem apresentando dificuldades para se recuperar da crise.

Divisão por países

A pesquisa ouviu 850 empregadores no Brasil. Foram feitas ainda entrevistas em outros 43 locais, totalizando cerca de 59 mil empregadores de diversas nacionalidades.

Considerando todos os locais pesquisados, o Brasil, com seus 7 pontos com ajustes sazonais, é o 25º colocado no ranking dos países em com mais previsões dos empregadores de contratar. O primeiro é a Croácia, com 34 pontos, seguida pelo Japão, com 27. Já os últimos colocados são Argentina, Hungria, Espanha e Turquia, com pontuação zerada.

Fonte: G1

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.