Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos dão 72h para Renault recuar na perseguição a sindicalistas

Em assembléias realizadas nesta semana pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), os 3,5 mil metalúrgicos da Renault deram prazo de 72 horas para a empresa recuar na perseguição aos quatro líderes sindicais que militam dentro da montadora. Na última sexta-feira (18), foi feita assembléia na qual a realização de horas extras no sábado foi rejeitada por unanimidade. Como represália, nesta segunda a Renault afastou os representantes sindicais e abriu processo investigatório contra os quatro, já preparando uma demissão por justa causa.
Não é a primeira vez que a montadora tenta atingir a organização dos trabalhadores, contrariando dispositivos da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em janeiro do ano passado ocorreu o mesmo com outro representante sindical da Renault. Após mobilização e protesto dos trabalhadores, ele foi reintegrado.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka, denuncia que, pela lei, a empresa nem poderia estar convocando horas extras. O intervalo de almoço na Renault é inferior a uma hora e isso é legalmente incompatível com a realização de trabalho adicional. “O excesso de horas extras na montadora está aumentando a incidência de doenças ocupacionais, e isso nem o Sindicato nem os trabalhadores vão permitir”, afirma Butka.

Uso indevido da Guarda Municipal

No mesmo dia em que os metalúrgicos decidiram não fazer hora extra no sábado, membros da Renault ligados às chefias e à diretoria telefonaram para os trabalhadores ameaçando o emprego de quem respeitasse a decisão da assembléia. Já prevendo isso, o SMC foi à porta de fábrica no sábado para se certificar de que os trabalhadores não trabalhassem coagidos por ameaças. Embora o movimento tenha sido pacífico, diretores do Sindicato ficaram surpresos com a grande quantidade de viaturas e membros da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, que tentaram nitidamente intimidar a ação das lideranças sindicais e dos trabalhadores. Todo o episódio foi filmado e pode ser visto no site do SMC, no www.simec.com.br. A diretoria do Sindicato vai encaminhar hoje um ofício solicitando explicações à Prefeitura de São José dos Pinhais. “O objetivo da Guarda Municipal é defender o cidadão e patrimônio da cidade, e não atuar contra a organização dos trabalhadores, seja em que cidade for”, afirma Sérgio Butka.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.