Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Cipeiros da Força PR discutem políticas de saúde do trabalhador em Encontro Estadual

Pontal do Paraná – Mais de 500 cipeiros e dirigentes sindicais participaram na manhã deste sábado, 19, da abertura do 1º Encontro Estadual de Cipeiros da Forca Sindical do PR. O evento está sendo realizado na Associação Banestado, no balneário Praia de Leste. O presidente da central no estado, Sérgio Butka, abriu o encontro ressaltando a necessidade de se discutir uma proposta de ação em saúde e segurança do trabalhador. “Temos a responsabilidade de elaborar propostas que sejam referencia na área. Para isso, contamos com a colaboração de todos os cipeiros aqui presentes”, disse.

Além do presidente da Força PR, estiveram na solenidade de abertura do encontro o vice-governador do Paraná, Orlando Pessuti, o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), Clementino Tomaz Vieira, o diretor do departamento de saúde do Força PR e do SMC, Nuncio Mannala, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Londrina, Sebastião Raimundo, do Sindicato dos Metalúrgicos de Maringá, Epifânio Magalhães, a presidente do Siemaco de Ponta Grossa, Maria Donizete Teixeira Alves, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Cascavel, Sebastião Simões, além do diretor nacional de saúde da Força Sindical, Arnaldo Gonçalves.

Ainda pela manhã, o representante do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Campinas (Cerest), Marco Peres, apresentou o painel “Os cipeiros enquanto agentes de construção da política nacional de saúde do trabalhador”. Em sua exposição, ele fez um resgate histórico da luta dos trabalhadores no Brasil, desde a época dos índios, passando pelos escravos, imigrantes, até chegar aos dias atuais. Na sequência, o representante do Diesat (Departamento Intersindical de Estudos em Saúde do Trabalhador), Wilson Campos, fez palestra falando do trabalho do departamento, que existe desde 1980 e ajuda entidades sindicais a montar e estruturar comissões e departamentos de saúde.

Finalizando os trabalhos da manhã, os cipeiros se dividiram em grupos de trabalho para elaborar propostas de ação em saúde e segurança do trabalhador.

Mais informações em breve 

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.