Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Metalúrgicos do Paraná unificam pauta de data-base

Reunidos em Foz do Iguaçu na manhã desta quarta-feira, dia 21, os metalúrgicos do Paraná tomaram uma decisão importante: decidiram unificar a pauta de data-base da Campanha Salarial 2009 em todo o estado. Participaram do encontro dirigentes dos 16 sindicatos da categoria filiados à Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim). Eles discutiram e definiram as reivindicações a serem enviadas aos sindicatos patronais de suas respectivas cidades.

As principais bandeiras de luta defendidas pelos trabalhadores são as seguintes: redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; reajuste salarial de 10% (aumento real + reposição de 100% do INPC); piso salarial 50% superior ao piso estadual (que hoje vai de R$ 605,52 a R$ 629,55); cesta básica igual a 20% do salário de cada trabalhador; adicional noturno de 50%.

Os sindicatos definiram o dia 3 de novembro como data de início de grande campanha de negociação por empresa, estabelecendo com as indústrias Acordos Coletivos de Trabalho, e,  em seguida, negociações com os sindicatos patronais para firmarem Convenção Coletiva de Trabalho.  “Mesmo que as negociações com os patronais demorem, adotamos como tática fazer as discussões individualmente, com cada empresa. O objetivo é agilizar o processo de negociação e conquistar acordos com mais antecedência”, afirma o presidente da Fetim e do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, Sérgio Butka.

A data-base da categoria é em 1º de dezembro. Participaram da reunião em Foz os sindicatos de metalúrgicos das cidades de Curitiba (2), Londrina(2), Maringa(2), Cascavel(2), Guarapuava(2), Pato Branco(2), Irati (1), Parangua (1) e Ponta Grossa (2).

Em breve, reportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.