Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Maioria dos brasileiros é contra programa de privatizações de Bolsonaro

De acordo com a pesquisa, 67% dos entrevistados são contrários à venda para o setor privado de estatais como Correios, Petrobras e Eletrobras, Banco do Brasil e Caixa. Outros 25% são favoráveis a privatizações; 6% declararam não saber responder e 2% disseram que são indiferentes.

65% são contra venda da Petrobras, BB e Caixa
Entre as estatais citadas pelos pesquisadores do Instituto, o maior índice de rejeição, com 65% cada, foi contra as privatizações da Petrobras (só 27% a favor) e dos bancos públicos (só 29% a favor). Quanto à venda dos Correios, 60% disseram que são contra e 33% a favor.

Até eleitores de Bolsonaro são contra entrega da Petrobras ao capital internacional
De acordo com o Datafolha, o único segmento da sociedade que apoia a entrega da Petrobras, patrimônio do povo brasileiro, ao capital internacional é o que declarara ser simpatizante do PSL, partido de Bolsonaro, mas os que votaram em Bolsonaro são contra.

Entre os simpatizantes do PSL 67% a favor e 27% contra. Já entre os eleitores de Bolsonaro, 53% são contra e 39% são a favor.

A Petrobras não está na lista das 17 estatais que o governo anunciou que pretende vender ainda este ano, mas o banqueiro Paulo Guedes, ministro da Economia, disse em palestra a empresários que está nos planos do governo a privatização da petroleira.

Os que se dizem bem informados apoiam o desmonte

De acordo com a pesquisa, entre os que se dizem bem informados sobre o programa de privatizações, 44% são a favor, e entre os que se declararam estar mais ou menos informados, cai para 34%. Já entre os que consideram que estão mal informados sobre o tema, o percentual cai para 21%. Entre os que declararam não saber nada sobre o tema, cai para 15%.

Metodologia

A pesquisa Datafolha foi feita em 29 e 30 de agosto.

Foram entrevistadas 2.878 pessoas em 175 municípios de todas as regiões do país.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Com informações da FUP/CUT

Fonte: Associação dos Engenheiros da Petrobrás – AEPET

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.