Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Greve nacional dos Correios começa forte em todo o País

Em entrevista à Agência Sindical, Elias Cesário, o Diviza, vice-presidente da Findect (Federação Interestadual dos Trabalhadores dos Correios) e do Sindicato paulista – Sintect-SP, afirma que a greve começou forte. Ele conta: “Cerca de 70% da categoria em todo o Brasil aderiu ao movimento. A tendência é aumentar esse apoio com o passar dos dias. Os trabalhadores sabem que a situação está critica”.

O dirigente explica que há em curso um desmonte da empresa. “Quem sofre com isso é o pessoal da operação, que enfrenta péssimas condições de trabalho, quadro de funcionários defasado e jornada excessiva”, critica Diviza.

Acordo – Desde julho, trabalhadores tentam negociar com a ECT, via mediação do Tribunal Superior do Trabalho (TST), novo acordo coletivo para a categoria. A empresa, no entanto, não aceitou as reivindicações.

A proposta da ECT, rejeitada pelos Sindicatos, inclui reajuste de 0,8% – menor que os 3,1% da inflação acumulada em 12 meses pelo INPC, a exclusão do vale-cultura, a redução do adicional de férias de 70% para 33% e o aumento da mensalidade do convênio médico e da co-participação em tratamentos de saúde.

Negativa – “A empresa se nega a negociar. A intenção é acabar com direitos históricos. Fomos empurrados para a greve. Ou lutamos ou perdemos o que conquistamos ao longo dos anos”, comenta o dirigente.

Desmonte – Para José Rivaldo da Silva, presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios, não foi por acaso a escolha de Bolsonaro do general Floriano Peixoto para comandar a ECT. “Ambos têm interesse em usar a greve para desgastar nossa imagem. Querem, inclusive, nos proibir de falar sobre a empresa, o que por consequência também impediria de debatermos publicamente os reais motivos que nos levaram ao movimento”, diz Rivaldo à Agência Sindical.

Rivaldo completa: “As Federações estão unidas e conscientes da responsabilidade na condução da paralisação. Só a mobilização de todos os setores do sistema poderá garantir uma negociação justa que atenda às necessidades da categoria”.  MAIS –  Acesse o site da Findect ou da Fentect.

Fonte: Agência Sindical

 

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.