Cadastre seu WhatsApp e receba as notícias do SMC

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Lideranças de metalúrgicos do Sul debatem conjuntura do Brasil e o futuro dos trabalhadores

Reunidos durante toda a manhã desta quinta-feira (19 de setembro), dezenas de lideranças de metalúrgicos da Região Sul do Brasil, filiados à Força Sindical, participaram do Fórum Metalúrgico da Região Sul, em Gravataí. Sérgio Butka (Metalúrgicos de Curitiba, Força Paraná e Fetim), Valcir Ascari, Quebra-Molas (Metalúrgicos de Gravataí),  Eduardo de Souza (Metalúrgicos de Brusque), Noeldi Trindade (Metalúrgicos de Gravataí) e Luis Carlos Barbosa (Comerciários de Porto Alegre e Força Sindical do Rio Grande do Sul) coordenaram os trabalhos do encontro que debateu amplamente a conjuntura do Brasil e o futuro dos trabalhadores. 

”Mais do que a conjuntura política e econômica, discutimos hoje o nosso modelo de organização. Há décadas defendemos mudanças e acreditamos que elas devem ser feitas pelos trabalhadores e não empurradas por um governo ou outro. Para isso é preciso união e é isso que estamos fazendo neste Fórum. Unimos a categoria de toda a região sul do Brasil buscando o melhor caminho não apenas para enfrentar os desafios, mas, principalmente, para superar e propor novos modelos e práticas de negociação, atuação e organização”, destacou Butka, presidente dos Metalúrgicos de Curitiba, da Força Paraná e da Federação dos Metalúrgicos.

O Fórum

No encontro, foram discutidos pontos importantes para a vida de todos os trabalhadores dentro e fora das fábricas. Assuntos como “Negociações coletivas em tempos de crise”, abordado por Iraci Borges, advogado trabalhista e assessor Sindical e “A formação do Sindicato nos EUA e a greve da GM” no país, com informações do representante da UAW no Brasil, Rafael Guerra, foram alguns dos temas em debate.

Os líderes de trabalhadores ainda analisaram o “Novo modelo de Representação Sindical” abordado pelo economista e assessor Sindical, Cid Cordeiro com base nos atuais grupos de trabalho formados pela equipe econômica do governo.
 
Após as exposições, as lideranças presentes puderam refletir, compreender melhor o cenário do Brasil e definir novas estratégias do grupo para negociar. 
 
BOM RESULTADO
 
No fim, o balanço dos participantes foi positivo, uma vez que o Fórum foi mais um passo rumo à união dos Trabalhadores para construir o seu futuro!

”O saldo para o movimento sindical é extremamente positivo, não só porque saímos com uma visão mais clara do momento nacional e internacional, mas porque saímos com novas ideias, modelos e projetos. Voltamos para o Paraná renovados, com ainda mais Força e vontade para atuar nas portas de fábrica e negociações em favor dos trabalhadores. Sem dúvidas esse também é o sentimento das demais lideranças que prestigiaram este evento tão relevante ao movimento sindical”, finalizou Butka.

Confira abaixo o vídeo do Fórum Metalúrgico da Região Sul.

 

Confira abaixo a entrevista com o presidente do SMC, Sérgio Butka.

 

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comentários

  • Diva

    21 de outubro de 2019

    Situação difícil ,onde esse governo com sua equipe tentam justificar suas ações em nome de geração de emprego,e nada acontece. Como reforma trabalhista, reforma previdenciaria. Os sindicalistas sempre estivera certos. Tirar Direito na Gera Emprego.

Comente esta notícia

Desenvolvido por Agência Confraria