Cadastre seu WhatsApp e receba as notícias do SMC

Notícias > Notícias do dia

Imagem

Volvo traz o caminhão mais rápido do mundo à Fenatran

Se você não tivesse lido a manchete acima e alguém dissesse que a Volvo trouxe um veículo capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 4,6 segundos, com certeza viria à sua mente um cupê esportivo. Assim é o Iron Knight (Cavaleiro de Ferro), caminhão mais rápido do mundo, que estará na Fenatran (de 14 a 18 de outubro no São Paulo Expo) com seus 2,4 mil cavalos.

O Iron Knight é detentor de dois recordes mundiais para caminhões. Percorreu a distância de zero a 1.000 metros em 21,14 segundos. Nessa mesma prova ele também bateu o recorde mundial de zero a 500 metros, atingidos em 13,67 segundos. A velocidade máxima chegou a 276 km/h.

Segundo a Volvo, o Iron Knight foi construído sobre a base mecânica do Volvo FH. Usa a mesma transmissão I-shift e tem motor com os mesmos componentes internos que equipam os caminhões de produção regular, mas preparado para atingir potência quase cinco vezes maior.

O piloto do caminhão, Boije Ovebrink, tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade. Foi o vencedor do campeonato europeu de corridas de caminhão em 1994 e nos anos mais recentes se dedicou à quebra de recordes de velocidade com veículos pesados. Antes da conquista com o Iron Knight (2016), Ovebrink já havia quebrado outros recordes em caminhões Volvo, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). O piloto participará de sessões de autógrafos durante a Fenatran.

Fonte:Automotive Business

Categorias:

Comente esta notícia

Desenvolvido por Agência Confraria