Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Saúde

Imagem

Metalúrgicos da Trox recebem a campanha Novembro Azul

Hoje foi dia da Trox receber a campanha Novembro Azul do Sindicato! 

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Os números são alarmantes pois a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. A saúde do trabalhador é uma das bandeiras permanentes de luta do Sindicato, não só dentro do ambiente de trabalho mas na qualidade de vida como um todo!

Durante o mês de novembro  o Sindicato vai levar para as fábricas orientação a respeito do cuidado com a saúde do homem. Também foram realizadas ações na Rua XV de São José dos PInhais, com testes rápidos de saúde e informação para a população

Confira a agenda:

11 a 14 de novembro - Ações na Rua SX de São José dos Pinhais

14/11 - Whb

20/11 - CNH 

21/11 - Gonvarri
22/11 - Bosch

25/11 - Trox
27/11 - Volvo

28/11 - Renault

29/11- AAM 

 

Veja mais sobre a doença e cuidados com a saúde:

 

A FORMA DE AUMENTAR AS CHANCES DE CURA É O DIAGNÓSTICO PRECOCE

Por isso, o cuidado com a saúde começa com a prevenção:

- Consulta Médica Regular

- Alimentação Saudável

- Saúde Emocional

- Atividade Física

 

QUAIS SÃO OS FATORES DE RISCO?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

- Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

- Histórico de câncer na família: homens cujo o pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

- Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

 

COMO PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não transmissíveis.

Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como:

- Ter uma alimentação saudável.

- Manter o peso corporal adequado.

- Praticar atividade física.

- Não fumar.

- Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

 

AUTOEXAME:

Homens devem realizar o autoexame dos testículos todos os meses! 90% desconhecem, mas é tão importante quando os femininos. Através dele, além do câncer, é possível detectar previamente obstruções que levam à infertilidade


SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

- Dificuldade de urinar;

- Demora em começar e terminar de urinar;

- Sangue na urina;

- Diminuição do jato de urina;

- Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

 

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.


Se você tem alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima!

Lembre-se: visitar o médico anualmente é a melhor forma de cuidar da saúde! 

 

Confira AQUI a série de vídeos do Novembro Azul! É informação, orientação, testemunhos e muito mais para auxiliar você a manter sua saúde e qualidade de vida!

Categorias:

Veja as fotos dessa notícia

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.