Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias > Defesa dos empregos

Imagem

Proposta com garantia de manutenção dos postos de trabalho por 5 anos é aprovada pelos metalúrgicos da Volks de São José dos Pinhais

Em votação online iniciada nesta terça (15) e encerrada nesta quarta(16), através da ferramenta “votasmc”, a maioria dos metalúrgicos da Volkswagen de São José dos Pinhais aprovou a proposta de garantia empregos por 5 anos.

Dos 2136 votos, 18(0,84%) foram nulos, 7(0,32%) brancos, 35(1,63%) contra e 2076(97,19%) a favor da proposta, explanada nesta terça(15) em assembleia na porta de fábrica pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC).        

Ela engloba a garantia dos empregos através do Layoff (suspensão do contrato de trabalho com o trabalhador recebendo seguro desemprego e a empresa complementando o salário até 82,5%).

Além disso, estabelece um Plano de Demissão Voluntária (PDV), Data base e Participação nos Lucros e Resultados de R$ 12.800,00 para 2020 com reajuste pelo INPC até 2024 sendo o percentual garantido de pagamento da primeira parcela estipulado em 52% do valor total da PLR do ano anterior.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROPOSTA DETALHADA.

“Desde que a Volkswagen nos procurou deixamos claro que a nosso objetivo era evitar as demissões e que então buscássemos alternativas para procurar manter os empregos e a competitividade da empresa. Graças ao bom senso de ambas as partes, conseguiu-se tirar uma proposta de preservação e garantia dos postos de trabalho pelos próximos cinco anos. Com isso, há tranquilidade para que o trabalhador possa desempenhar bem sua função e a empresa possa se planejar para enfrentar o momento difícil pelo qual o país passa”, resumiu o presidente do SMC, Sérgio Butka.

"O ponto principal é garantia dos empregos. Isso é mais difícil de garantir, em especial em um momento de crise. Por que quando há um momento de crescimento econômico os trabalhadores buscam melhorar os seus rendimentos.  Mas num momento de crise a preocupação maior é no sentido de preservar o emprego, ainda mais no momento que estamos de desemprego em alta. Avaliamos positivamente este acordo, não só para os trabalhadores da Volks por que isso tem reflexo em toda a cadeia automotiva", ressaltou o secretário geral do SMC, Jamil Dávila.

Construção do acordo

A manutenção dos postos de trabalho foi construída entre Sindicatos representantes dos trabalhadores nas 4 plantas do país (SJP-PR, São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos-SP), respectivas comissões de fábrica e direção nacional da montadora.

Foram 4 semanas de negociação após a empresa ter anunciado em agosto a intenção de restruturação do quadro funcional em 35 % (cerca de 5 mil pessoas), em decorrência dos reflexos econômicos da pandemia.

Apesar da conjuntura adversa, ambas as partes chegaram a uma proposta que garante os empregos por 5 anos.

Assim, o número excedente de trabalhadores de cada planta será administrado através do Layoff e do Plano de Demissão Voluntária (PDV) com valores que variam conforme tempo de casa. Por exemplo, se a unidade fabril tem um excedente de 1000, e 50 aderiram ao PDV, o restante vai para o Layoff.

No início das negociações a Volkswagen informou que a planta de SJP têm 1152 trabalhadores excedentes, sendo 849 diretos, 200 indiretos e 103 administrativos.

Para as 4 unidades que empregam juntas cerca de 14 mil trabalhadores a proposta tem o mesmo conceito, mudando apenas em alguns detalhes específicos de acordo com a planta.

São José dos Pinhas

A unidade paranaense da Volkswagen emprega aproximadamente 2450 trabalhadores, sendo quase 2000 na linha de produção e o restante administrativo e indiretos (manutenção, qualidade ferramentaria e outras funções). Nesta unidade são produzidos os modelos T-Cross e Fox.

Categorias:

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.