Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Secretário do Trabalho destaca participação da Força PR na campanha pela carteira assinada

O Secretário Estadual do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nelson Garcia, destacou ontem, dia 13, a participação da Força Sindical PR na campanha “Trabalho sem carteira assinada, não é legal”, lançada mês passado pelo Governo do Paraná. Segundo ele, o trabalho em conjunto entre o Estado e a Central será de fundamental importância para o sucesso da campanha. “A Força sempre foi nossa parceira nas questões envolvendo o trabalhador. Continuamos contando com a Força e demais centrais sindicais para que essa iniciativa tenha êxito. Dessa maneira, vamos ajudar a diminuir o índice de informalidade e aumentar os registros em carteira”, destacou o secretário.

Ontem, na sede da Secretaria do Trabalho, em Curitiba, foi lançada a primeira fase da campanha (foto). A primeira ação será em relação aos motoboys. Segundo o sindicato da categoria (Sintramotos), em Curitiba e Região Metropolitana rodam hoje aproximadamente 15 mil motoboys. Destes, apenas 0,8% (1.200) são sindicalizados ou trabalham em empresas regularizadas. Ainda segundo o Sintramotos, das 700 empresas de moto-frete de Curitiba, 90% trabalham na informalidade.  Dados do Detran revelam que de janeiro a outubro de 2007, foram registrados 35.880 acidentes de trânsito no Paraná. Destes, 20.339 envolveram motociclistas, ou seja, 57% do total. Ainda de acordo com o Detran, mais de 16 mil motociclistas saíram feridos destes acidentes, e outros 247 morreram no local.

Sobre isso, serão realizadas blitz educativas, entrega de cartilhas de educação no trânsito e conscientização sobre a importância da carteira de trabalho, distribuição de folders e adesivos, entre outras ações. “Em um prazo de 20 dias, vamos criar uma Câmara Técnica com as entidades parceiras para executar essas e outras ações. Precisamos conscientizar não só os motoboys, mas também os empresários da importância da carteira assinada. Hoje, fora as vidas que perdemos, gastamos em torno de R$ 30 bilhões com acidentes de trânsito. Isso não pode continuar”, afirma Nelson Garcia.

Após os motoboys, a campanha contra a informalidade prevê ações nos setores agrícola, da construção civil e industrial. Além da Força PR e outras centrais sindicais de trabalhadores, são parceiros do Governo na campanha contra a informalidade, o Detran, Diretran e a Polícia Militar. Ontem, durante o lançamento da 1ª fase da campanha, estiveram representando a Força PR os diretores Nuncio Mannala, que também é coordenador das relações do trabalho da Secretaria, e Edson Antônio dos Anjos.


Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.