Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical lidera mobilizações a favor do mínimo regional na audiência em Curitiba

Dirigentes da Força Sindical participaram, na última quinta-feira (18), às 14h, da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de Curitiba para debater a regulamentação e o reajuste do mínimo estadual. Antes do início da sessão, os representantes da central realizaram mobilizações a favor da proposta nos arredores da Assembléia.

 O diretor do SMC e também diretor da secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, Nuncio Mannala, deu início a discussão na audiência. Mannala apresentou um estudo sobre o mercado de trabalho e o trabalhador no Paraná. Segundo ele, um dos índices mais preocupantes demonstra que apesar das vagas de emprego no Paraná exigirem uma escolaridade avançada isso não se reflete nos salários. “Precisamos ter uma política de valorização do piso regional, para que os paranaenses tenham um salário justo”.   

 O segundo a falar foi o economista do Ipardes, Eron Maranho, que explicou como foi elaborado o índice de reajuste do mínimo regional. “Atualmente o piso regional em vigor, que é o de 2009, é mais baixo do que a média do salário inicial no Paraná”. Eron Maranho argumentou também que, desde que o piso regional foi criado, houve um saldo muito positivo de emprego no Estado, ou seja, foram criadas mais vagas do que o número de pessoas que foram demitidas.

 O presidente do SMC, Sérgio Butka, representou os trabalhadores no debate e ressaltou que o Paraná é um dos líderes nacionais na geração de emprego. Então, segundo ele, os argumentos das empresas de que o reajuste do piso regional vai gerar desemprego é infundado. “O aumento do mínimo estadual, como já foi comprovado, impulsiona a geração de emprego e renda no Estado. É preciso regulamentar este reajuste para que independente de quem seja o governador, o piso estadual tenha um aumento anual garantido”.

Confira logo abaixo, a videorreportagem da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.