Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Cipeiros da Bosch e CNH participam de curso sobre mapa de risco

Mais tempo livre para atuar dentro da fábrica; ampliação do mandato da Cipa de um para dois anos. Essas foram algumas das reivindicações apresentadas por cipeiros da Bosch e CNH no último sábado, dia 20. Eles participaram, junto com dirigentes sindicais que militam dentro das duas empresas, de mais uma etapa do Curso de Formação de Cipeiros 2010.

O evento foi realizado no MetalClube de Campo, em São José dos Pinhais, e teve como tema central o “mapa de risco”. Os diretores do SMC, Nuncio Mannala, Olário Krieger e Osvaldo Silveira, abriram o encontro falando da importância de se manter um ambiente de trabalho mais seguro e sem acidentes, e também sobre o papel do cipeiro nesse processo.

Na seqüência, o engenheiro de segurança do trabalho, Mário Freitas, fez palestra sobre mapa de risco. Ele explicou aos participantes os tipos de risco que os trabalhadores estão expostos nas fábricas (ergonômico, físico, químico e biológico). Os cipeiros aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas e relatar alguns problemas em relação à segurança que ocorrem dentro das empresas.  

Grupos de trabalho

Após a palestra, os cipeiros se dividiram em três grupos de trabalho para elaborar os mapas de risco das fábricas. Eles apontaram quais tipos de risco existem em cada área e o grau de perigo de cada um deles (pequeno, médio ou grande). Os cipeiros apontaram também propostas de soluções para os problemas apresentados.

No próximo sábado, dia 27, os cipeiros e dirigentes sindicais vão discutir e apresentar suas reivindicações debatidas nos cursos no Encontro dos Cipeiros Metalúrgicos de Curitiba. O evento será realizado no MetalClube de Campo, em São José dos Pinhais.

Clique aqui e confira as fotos do curso

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.