Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Curso para cipeiros destaca a importância de formação

No último sábado (22) o Sindicato dos Metalúrgicos de Curitiba promoveu mais um curso de formação para cipeiros. O objetivo é esclarecer quais as funções da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) nas indústrias. A atividade de formação, realizada no MetalClube de Campo, foi ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho e assessor do SMC, Mário Freitas, e contou com a participação de metalúrgicos de diversas empresas.

O engenheiro conduziu o curso utilizando exemplos práticos surgidos ao longo de sua experiência profissional nas fábricas em que trabalhou. Após definir o conceito e em que situações podem ocorrer acidentes de trabalho, foi destacado que a Cipa foi instituída principalmente para trabalhar em prol de medidas de segurança e na prevenção de acidentes nas empresas.

Discorrendo sobre o trabalho desenvolvido pelas Cipas, Mário criticou a postura  de como são analisados os acidentes de trabalho ocorridos nas empresas. “Em vez de uma investigação séria, buscando saber quais as reais causas do acidente para corrigi-las, procuram-se apenas culpados”, disse. Por isso destacou a importância dos cipeiros estarem sempre se preparando para melhor desempenhar as suas funções.

Ainda durante o curso, o engenheiro simulou um acidente de trabalho e mostrou como deve ser preenchida a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

Marcos Paulo de Faria, Cipeiro da Volvo, destacou a importância dos cursos promovidos pelo Sindicato. Para ele, o cipeiro bem preparado poderá desempenhar melhor a sua função dentro da empresa e assim ajudar a manter um ambiente seguro de trabalho para os colegas. “Seria bom que todos os cipeiros participassem”, disse.

Definição
As Cipas foram criadas em 1978. São comissões compostas por representantes dos empregados e empregadores na fábricas e tem como função principal trabalhar medidas preventivas e de segurança no ambiente de trabalho.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.