Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Força Sindical do PR deve reunir mais de 100 mil pessoas na 9ª edição do 1º de Maio Solidário

A Força Sindical do Paraná irá realizar, no próximo sábado, a partir das 12 horas, a 9ª edição do 1º de Maio Solidário. Esse ano, o tema do evento será: “Reduzir a Jornada e Ampliar Direitos”. O 1º de Maio Solidário de 2010 será realizado em frente ao Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora de Salete. “O evento já é tradicional para os trabalhadores do Estado. Nesse ano, no dia do trabalhador, vamos nos unir na luta pela redução da jornada para 40 horas e pela ampliação dos direitos dos trabalhadores de todo Brasil”, afirma o presidente da Força PR, Sérgio Butka.
 
De acordo com dados da Polícia Militar, em 2009, mais de 120 mil pessoas participaram do evento. Neste ano, a expectativa é de que passem dos 150 mil participantes. Estarão presentes lideranças sindicais e políticas, como o governador do Paraná, Orlando Pessuti, o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, além de secretários de Estado, prefeitos da Região Metropolitana e outras autoridades. O 1º de Maio Solidário da Força será transmitido ao vivo pela TV Paraná Educativa. Além da capital, ele ocorrerá simultaneamente em Rio Azul, Antonina e Matinhos.
 
Ações de cidadania, prêmios e shows musicais
 
            As pessoas que forem à Praça Nossa Senhora de Salete neste sábado terão à disposição diversas ações de cidadania. Organizações como a Copel, Hemepar e Secretaria do Trabalho montarão stands com a prestação de serviços gratuitos ao público (ver serviços abaixo). Fazendo jus a seu nome, o 1º de Maio de 2010 terá também a doação de alimentos. Desde 2002, quando foi realizada a primeira edição, até agora, mais de 300 toneladas de alimentos já foram arrecadadas. Ano a ano, esta quantia foi repassada à entidades assistenciais, por meio do Provopar. A troca de alimentos por cupons começa às 10 horas da manhã.
 
Quem fizer a doação no sábado poderá participar do sorteio de vários prêmios. Cada quilo de alimento doado vale um cupom para concorrer a cinco automóveis 0 km, 10 motos de 125 cilindradas, 10 refrigeradores, 10 televisores de 29 polegadas e 10 computadores. A troca de alimentos por cupons pode ser feita a partir das 10 horas, no próprio local do evento. O sorteio começa às 15h.
 
A programação do 1º de Maio Solidário conta ainda com diversas apresentações artísticas e shows musicais, praça de alimentação, brinquedos e atividades recreativas para as crianças, além da tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti (veja programação completa abaixo).
 
Força Sindical
 
A Força Sindical do Paraná é uma central sindical que congrega 111 sindicatos, representando um milhão de trabalhadores em todo o Paraná. A central foi criada nacionalmente em 1991 e, no Paraná, sua organização teve início em 1997. A Força PR abrange vários setores, tais como metalúrgico, químico, comerciário, serviço público, bebidas e alimentação, entre outros.
 
 
SERVIÇOS QUE SERÃO OFERECIDOS NO 1º DE MAIO:
 
Secretaria do Trabalho
Orientação para emissão de carteiras de trabalho, consultas trabalhistas, consultas de seguro-desemprego e informações sobre direitos trabalhistas.
 
Hemepar
Ônibus para doação de sangue e coleta de amostra de sangue para exame de compatibilidade de medula óssea.
 
Copel
Posto de atendimento que contará com o que uma agência da Copel oferece (pedido de ligação, religação, informações sobre conta de energia e programas sociais da instituição), juntamente com folhetos e jogos educativos.
 
Sesc
Atividades de lazer e entretenimento: 6 brinquedos infláveis, 2 camas elásticas, 20 pares de perna de pau, estações de brinquedos pedagógicos, 40 jogos de tabuleiro, espaço de leitura (jornais, revistas, gibis), estação esportiva, estação de jogos gigantes, 4 mesas de tênis de mesa, 6 mesas de futebol de botão, futebol de colchão.
 
 
Programação
 
11h50 – Abertura
12h – Show Coral Paraná
12h40 – Show Viola Quebrada
13h20 – Show Orquestra Sinfônica de Pato Branco
15h – Início dos sorteios dos prêmios
15h10 – Show Orquestra de Viola de Cascavel
16h30 – Show Willian e Renan
18h - Missa do Trabalhador com Padre Reginaldo Manzotti

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.