Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Mais de 100 mil pessoas participam da 9ª edição do 1º de Maio Solidário da Força Sindical PR

“Reduzir a Jornada e Ampliar Direitos”. Esse foi o tema da 9ª edição do 1º de Maio Solidário, realizado pela Força Sindical do Paraná, neste sábado. Este ano, o evento, realizado em frente ao Palácio Iguaçu, na Praça Nossa Senhora de Salete, reuniu mais de 100 mil participantes. De acordo com o presidente da Força Sindical do Paraná, Sérgio Butka, essa data é muito importante para o movimento trabalhista. “Temos que buscar uma pauta coletiva. Vamos nos unir e alcançar cada vez mais conquistas para a classe trabalhadora. Hoje a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais é nossa principal bandeira de luta”, afirmou ele. 
 
De acordo com dados da Polícia Militar, em 2010, mais de 100 mil pessoas estiveram presentes no 1º de Maio Solidário. Neste ano, participaram do tradicional evento da Força Sindical lideranças sindicais dos Sindicatos dos Metalúrgicos, Comerciários, Contabilistas, Secretárias, Trabalhadoras Domésticas, entre outros. Além desses, o governador do Paraná, Orlando Pessuti, o ex-governador Roberto Requião, o secretário de Estado de Emprego, Trabalho e Promoção Social, Tércio Albuquerque e outras autoridades também marcaram presença. O 1º de Maio Solidário da Força foi transmitido ao vivo pela TV Paraná Educativa. Além da capital, ele ocorreu simultaneamente em Rio Azul, Jacarezinho, Londrina, Antonina e Matinhos.
 
Entre as principais bandeiras dos trabalhadores, o presidente da Força PR, Sérgio Butka, destacou a importância da regulamentação do piso do salário mínimo regional e também a luta pela redução da jornada de trabalho
 
O diretor de mobilização social da Força Sindical do Paraná, Nelson Silva de Souza lembrou aos participantes as principais bandeiras de luta e conquistas do movimento trabalhista. “Temos que discutir também a questão de saúde e segurança do trabalhador. É preciso elaborar um plano de ação em torno da prevenção de acidentes ocupacionais”. 

O ex-governador do Estado, Roberto Requião destacou a importância da organização sindical e de atos como o 1º de Maio Solidário. “Vim comemorar com vocês nesse dia tão importante os avanços da classe trabalhadora. Vamos comemorar em especial nessa data o novo mínimo regional, que começa a vigorar hoje”. Requião também destacou a importância da aprovação da PEC que tramita na Assembléia Legislativa, que tem o objetivo de regulamentar o piso estadual para que independente de quem seja o novo governador os trabalhadores paranaenses possam continuar contando com esse benefício.
 
Ações de cidadania, prêmios e shows musicais
 
As pessoas que participaram do 1º de Maio Solidário nesse sábado contaram com diversas ações de cidadania. Organizações como a Copel, Hemepar e Secretaria do Trabalho montaram stands com a prestação de serviços gratuitos ao público. Fazendo jus a seu nome, o 1º de Maio Solidário teve também a doação de alimentos, quem quisesse participar dos sorteios promovidos no evento tinha que trocar um kg de alimento por um cupom. Foram sorteados cinco automóveis 0 km, 10 motos de 125 cilindradas, 10 refrigeradores, 10 televisores de 29 polegadas e 10 computadores.
 
A programação do 1º de Maio Solidário contou ainda com diversas apresentações artísticas e shows musicais, praça de alimentação, brinquedos e atividades recreativas para as crianças, além da tradicional missa do trabalhador, celebrada pelo Padre Reginaldo Manzotti.

Confira logo abaixo a videorreportagem especial da MetalTV.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.