Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Compra da Tritec pela Fiat pode gerar 2 mil novos empregos

Os trabalhadores metalúrgicos de Campo Largo receberam ontem, dia 12, uma boa notícia. Em entrevista coletiva realizada no Palácio das Araucárias (foto), em Curitiba, o grupo Fiat anunciou a compra da Tritec, antiga fábrica de motores da Chrysler, que estava desativada desde julho de 2007. Segundo o vice-presidente da Fiat no Brasil, Valentino Rizzioli, a nova indústria deverá gerar cerca de 500 empregos diretos (5 vezes mais do que a Tritec, que empregava 100 funcionários) e outros 1,5 mil empregos indiretos. Já nos próximos dias, a Fiat irá esquematizar um plano de reativação da fábrica.

A expectativa é de que até o final desse ano as máquinas voltem a operar, para que no início de 2009, a unidade passe a produzir motores novamente. Rizzioli afirmou também que os trabalhadores que foram demitidos na época em que a Tritec fechou, serão priorizados na hora das contratações. “É realmente uma ótima notícia para os metalúrgicos de Campo Largo, principalmente para aqueles que acabaram perdendo o emprego quando a Tritec encerrou suas atividades”, comemora o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), Sérgio Butka.

O governador do Paraná, Roberto Requião, disse que o Governo irá dar todo o apoio necessário à empresa e ressaltou o fato da Fiat não “tentar negociar vantagens especiais, nem se valer da guerra fiscal para se instalar em Campo Largo”. Quem também teve motivos para comemorar foi o prefeito de Campo Largo, Edson Basso. “Estamos recebendo um presente antecipado pelos 137 anos do nosso município. Essa nova indústria irá gerar empregos e a cidade sairá ganhando também com mais renda e arrecadação do ICSM”, afirmou o prefeito.

Além do governador Roberto Requião, do vice-presidente da Fiat, Valentino Rizzioli, do presidente do SMC, Sérgio Butka, e do prefeito de Campo Largo, Edson Basso, estiveram presentes na coletiva o dirigente da FPT - Fiat Powertrain Tecnhnologies - (fabricante de motores da Fiat), Franco Ciranni; o Secretário do Trabalho do Paraná, Nelson Garcia; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Nelson Justus; o coordenador da subsede Campo Largo do SMC, Nelson Silva de Souza; e o diretor do departamento de saúde do SMC e membro da Secretaria do Trabalho, Nuncio Manalla.

Investimentos

A nova fábrica de motores da Fiat receberá investimentos de cerca de R$ 250 milhões. O objetivo é que a fábrica seja a maior produtora de motores de veículos da América Latina. Além de reativar a produção de motores para o mercado externo, a Fiat pretende também produzir motores para o mercado interno. Eles serão destinados à modelos Fiat e de outras marcas. O diretor da FPT, Franco Ciranni, explicou que o dinheiro a ser investido na nova fábrica será aplicado no desenvolvimento de novos tipos de motores, de novas tecnologias, no aumento da capacidade de produção da fábrica e na capacitação dos funcionários.

Com a nova fábrica de Campo Largo, o Grupo Fiat passa a ter quatro indústrias de motores no Brasil, cuja produção é de 700 mil unidades por ano. A meta, segundo Ciranni, é dobrar essa produção até 2010, para 1,2 milhão de motores.  Sobre a escolha do Paraná para a instalação da unidade de produção, o empresário afirmou que a Fiat “tem um grande apreço pelo Paraná e um bom relacionamento com o estado”. O grupo investiu, entre 1991 e 1994, na aquisição da indústria de tratores New Holland, situada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

    

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.