Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

Clementino Vieira assume cargo de vereador em Curitiba

Clementino Vieira, 1º suplente do PMDB na Câmara de Curitiba, irá assumir, na próxima semana, a cadeira de vereador pelo partido na capital paranaense. Ele assumirá o lugar de Algaci Túlio, que será nomeado secretário especial da Copa do Mundo de 2014 durante a escola de governo da próxima terça-feira, 1º de junho.

Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e secretário geral licenciado do SMC, Clementino Vieira irá cumprir seu mandato na Câmara dos Vereadores de Curitiba do mesmo jeito que tem atuado como um dos mais importantes líderes sindicais do país, em defesa da luta dos trabalhadores e dos mais excluídos da sociedade. “temos que pensar nas áreas da sociedade que mais são deixadas de lado pelos parlamentares”, afirmou ele.

Trajetória de luta
Clementino Tomaz Vieira nasceu em Curitiba, no dia oito de fevereiro de 1963. Com três anos de idade foi morar na Vila Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, primeiro conjunto habitacional do Brasil. Clementino cresceu no bairro que viria a se tornar o principal nicho das empresas metalúrgicas da capital paranaense: a Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

A história de Clementino sempre foi ligada às suas raízes: a classe trabalhadora. Sempre acostumado com a simplicidade, esteve dia após dia em contato com o trabalhador. Desde jovem se interessava pela metalurgia. Com 15 anos decidiu estudar para se tornar um torneiro mecânico. De 1977 a 1979, Clementino cursou mecânica geral no Senai. Nesta época trabalhou como estagiário para a empresa Case New Holland.

Depois do término do curso, enquanto trabalhava na empresa Nippondenso Compressores, conheceu e filiou-se do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba. Durante os anos 1986 e 1987 trabalhou como metalúrgico para a Bosch e em 1987 começou a trabalhar para a Hübner. Em 1989 participou da eleição do sindicato e foi eleito suplente da diretoria. A partir de então começou a militar pelas causas dos trabalhadores. Como diretor de base do sindicato ajudava a informar os metalúrgicos da empresa Hübner sobre seus direitos.

Sua primeira participação em uma manifestação do sindicato foi em 1989, durante a mobilização sindical pela campanha do então candidato à presidência Luis Inácio Lula da Silva. Após dois anos militando como diretor de base pelo sindicato, Clementino foi chamado para trabalhar mais intensamente com a entidade e em 1991 foi licenciado para trabalhar apenas no sindicato.

No ano de 1992 participou ativamente do Fora Collor, que resultou no impeachment do então presidente do Brasil. No mesmo ano, Clementino foi ferido gravemente durante a greve da empresa Producta. O evento ficou marcado na história do Paraná pela brutalidade com que a Polícia Militar atuou. Como conseqüência desta greve, Roberto Requião, que na época era governador do Paraná, baixou um decreto proibindo a polícia de atuar em qualquer movimento social ou trabalhista.

De lá para cá Clementino participou de vários eventos que visavam melhorar a qualidade de vida e lutar por melhores condições de trabalho para os trabalhadores do Paraná. Em 1997 foi eleito secretário de formação profissional da Força Sindical do Paraná. Durante seu mandato foi criado o projeto de Qualificação dos profissionais de metalurgia. Com esta nova ferramenta de apoio os metalúrgicos participavam de cursos de qualificação gratuitamente aumentando sua capacidade de trabalho e seu conhecimento. O projeto segue até hoje. Em 2005 o trabalho de Clementino passou a ser reconhecido nacionalmente. Neste ano o líder sindical metalúrgico é eleito para o cargo de secretário de finanças da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM, a maior confederação de trabalhadores do Brasil.

Clementino Vieira foi eleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos - CNTM no dia 18 de fevereiro de 2009 em processo eleitoral realizado no Palácio do Trabalhador, em São Paulo/SP, sede da Força Sindical e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com a participação de dirigentes sindicais dos metalúrgicos de todo o País. Tomou posse em 10 de março de 2009, juntamente com os demais dirigentes eleitos da Chapa Ampliando Conquistas, em solenidade realizada em Brasília/DF.

Hoje, Clementino é uma das principais lideranças sindicais do país a militar pelas principais causas trabalhistas, como a redução da jornada de trabalho, sem redução de salários.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.