Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Em vez de estimular empregos Governo facilita caminho para demissão

Sérgio Butka - Presidente

Recentemente Temer anunciou a reduçao gradual da multa de 10% do FGTS paga pelas empresas ao governo quando o trabalhador é demitido sem justa causa. O objetivo desta medida econômica, que segundo o governo “estimula a economia sair da crise” é a redução de um ponto percentual por ano, ao longo de dez anos.

Este período, portanto, é uma especie de pavimentação do caminho para demissão. Isto porque, na contra mão da história mais uma vez, o governo Temer está estimulando as empresas a demitir em vez de preservar os empregos.

Tal atitude mostra exatamente o inverso da postura do movimento sindical. Por isso não podemos concordar com medidas que vão aumentar ainda mais uma estatistica que já atinge a marca de 13 milhões de desempregados.

Com esta medida, Temer não vai “estimular a economia”. Ele vai sim joga-lá no buraco. Pois como será possivel aquecer a economia com tanto desemprego? Não tem nexo. Não tem lógica.

Fica muito claro que o governo quer sim botar a conta da crise no bolso da classe trabalhadora mais uma vez. E desta vez é com o sacrificio de mais postos de trabalho. O ferro é só no lombo do trabalhador.

Precisamos bater de frente e mostrar unidade. Caso contrário este cenário vai se tornar cada vez mais caótico. O caminho economico precisa ser pavimentado sim para preservar os empregos e fortalecer a economia e não para estimular mais demissões. Vamos para a luta.

Sérgio Butka

Presidente do SMC

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.