Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Opinião

Sérgio Butka - Presidente

Mais transparência no Congresso

A votação do veto da Emenda 3 na Câmara Federal causou a discussão sobre mais um dos grandes atrasos do Congresso Nacional: a existência do voto secreto. Esse sistema permite que os deputados escondam os seus posicionamentos da população. Na votação do veto da Emenda 3, que transforma o trabalhador em pessoa jurídica e abre caminho para o fim dos direitos trabalhistas, a votação seria secreta, ou seja, não teria como saber se o deputado se posicionou a favor ou contra o trabalhador. Um mecanismo como esse, que permite que o deputado esconda seu voto da população, é uma grande brecha para negociatas e corrupção.

Precisamos lutar pelo voto aberto, principalmente nas matérias de interesse dos trabalhadores e que afetam diretamente a sociedade! O voto aberto é adotado em democracias mais avançadas como no Reino Unido e na Dinamarca. Já é hora de seguirmos esse mesmo caminho! Já há vários projetos defendendo o fim do voto secreto na Câmara Federal. Precisamos pressionar os deputados para que tirem esses projetos das gavetas. O voto secreto é um retrocesso, vai contra a democracia e contra a transparência que devem estar presentes em todos os atos públicos! É hora de avançar nessa luta, dar fim a este sistema e garantir mais transparência no Congresso Nacional!

Sérgio Butka
Presidente da Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba e da Força Sindical do Paraná

Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.