Portal do SMC - Acesse aqui

Palavra do Presidente

Isenção para PLR de R$ 6 mil é uma boa conquista, mas a luta continua

Sérgio Butka - Presidente
A isenção do Imposto de Renda para PLRs de até R$ 6 mil é uma grande notícia para os trabalhadores brasileiros. Devemos comemorar essa vitória porque ela foi fruto da luta exaustiva dos trabalhadores junto com as Centrais Sindicais,  que há muito tempo tem pressionado o governo para mostrar os benefícios que essa medida vai trazer para economia do país. Sem a mordida do leão, o dinheiro do trabalhador rende muito mais que nas mãos do governo, onde se perde na burocracia estatal.  Ganha o trabalhador e sua família, o comércio, as indústrias e toda a cadeia econômica brasileira já que com mais dinheiro nas mãos dos trabalhadores a roda da economia gira melhor.

Realmente, foi um avanço, porém, não devemos esquecer que  a jornada é longa ainda na luta para fazer valer os nosso direitos. Ganhamos uma batalha, mas não a guerra. A nossa luta continua na pressão junto ao governo para exigir o fim do pagamento do imposto de renda sobre qualquer PLR, independente do valor.  É uma incoerência que as empresas,  que já possuem lucros estratosféricos,  ganhem de mão beijada, ano após ano,  inúmeros benefícios do governo como isenção de impostos, incentivos fiscais e outras regalias tributárias, enquanto o  trabalhador, que é quem pega no pesado todo dia e sua a camisa para poder dar uma vida mais digna a sua família tenha que ter a sua renda diminuída devido a fome do leão, sem que o governo demonstre ao menos um pingo de vontade para resolver essa situação.

É para demolir essa contradição que as Centrais estão no calo do governo. É uma luta árdua, já que temos que competir com o grande capital e sua troca de favores com a maioria da classe política brasileira. Porém, é uma luta  possível. Isso ficou bem claro com esse primeiro passo que demos com a isenção conquistada. Por isso, vamos endurecer mais ainda a mobilização. Vamos alardear a nossa vontade,  na porta de fábrica, no Congresso Nacional, indo pra rua. Só conquista quem, luta, companheiros!


Sérgio Butka
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba, da Federação dos Metalúrgicos do Paraná (Fetim) e da Força Sindical do Paraná.
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.