Portal do SMC - Acesse aqui

Notícias

Imagem

28 DE ABRIL – DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRABALHO

Dia foi instituído para lembrar o grave problema enfrentado por trabalhadores do mundo inteiro e a necessidade de combater esses males através da conscientização e da prevenção

Não temos o que comemorar neste 28 de abril, apenas lamentar e refletir para intensificar a luta contra doenças e acidentes no chão de fábrica. O que já era complicado ficou mais difícil ainda nos últimos anos deste desgoverno que precariza as condições de trabalho. Os números de acidentes e doenças do trabalho cresceram vertiginosamente e parecem não ter mais freio.

Segundo a OIT, as condições de trabalho inadequadas matam um trabalhador a cada 11 segundos no mundo e aproximadamente 4% do PIB mundial, (cerca de US$2,8 trilhões), são perdidos por ano em impostos diretos ou indiretos devido a acidentes de trabalho. Um ambiente de trabalho saudável implica em menos acidente, maior produtividade e bem-estar do trabalhador e de sua família.

Tais acidentes não acontecem por puro acaso, mas por falta de preparo e segurança. Temos que lutar pela instituição de uma política de Estado que efetive o sistema de prevenção de doenças e acidentes de trabalho e garanta instrumentos legais para a fiscalização em defesa do meio ambiente profissional e da saúde do trabalhador.

Mobilize-se! Basta de vítimas!

 

Seminário “Doenças e acidentes de trabalho: consequências e fiscalização

Em alusão ao dia, o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador do SMC promove o Seminário “Doenças e acidentes de trabalho: consequências e fiscalização” que tem como objetivos: debater a situação atual referente às consequências desses males; esclarecer como é feita a fiscalização dos casos e intensificar o combate através da conscientização e prevenção.  

O evento será transmitido para toda a população a partir das 9h na MetalTV e no Facebook.com/metalurgicosdecuritiba e ficará disponível para posterior visualização nesses mesmos canais

Confira a programação completa do evento, palestrantes e temas clicando AQUI

 

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho

O dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, surgiu no Canadá por iniciativa do movimento sindical, e logo se espalhou por diversos países, organizado por sindicatos, federações, confederações locais e internacionais.

A data foi escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos no ano de 1969. A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador.

Desde maio de 2005, o dia 28 foi instituído no Brasil por meio da Lei nº 11.121.

Comente esta notícia

código captcha
Desenvolvido por Agência Confraria

O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) utiliza alguns cookies de terceiros e está em conformidade com a LGPD (Lei nº 13.709/2018).

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o tratamento de dados feito pelo SMC. Nessa página, você tem acesso às atualizações sobre proteção de dados no âmbito do SMC bem como às íntegras de nossa Política de Privacidade e de nossa Política de Cookies.