Seminário realizado no SMC intensifica campanha de prevenção ao suicídio e saúde mental
Na manhã quarta-feira, 25 de setembro, o Departamento de Saúde e Segurança do SMC, realizou na sede central da entidade, o Seminário Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio e Saúde Mental.
A atividade intensificou a campanha nacional, que tem como referência o 10 de setembro “Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio”, e principalmente a bandeira de luta pela saúde dos metalúrgicos da Grande Curitiba.
Profissionais da área de saúde do trabalhador ministraram ao público presente e para que acompanhou pelas redes do SMC palestras alertando a gravidade de um problema que se transformou em uma pandemia no Brasil e no mundo.
O presidente do SMC, Sérgio Butka, abriu o Seminário reforçando a obrigação das entidades sindicais e também das empresas em priorizar a melhoria das condições de trabalho no chão de fábrica.
“A saúde mental é uma necessidade importantíssima que nós temos. Por isso essa atividade é importante para ouvirmos profissionais da área e também debater a implantação de um trabalho que possa ajudar de alguma forma as pessoas, e são muitas, que estão sofrendo com problemas de saúde mental”, ressaltou Butka.
A primeira palestra foi ministrada, de forma online, pelo coordenador geral de vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Luis Henrique Da Costa Leão, com o tema “Política Nacional em Vigilância Sanitária”.
Na sequência, a coordenadora técnica do Centro Estadual de Atenção à Saúde do Trabalhador-Sesa, Aline Pinto Guedes, palestrou sobre a importância da vigilância em saúde do trabalhador.
Logo após, a professora do Departamento de Enfermagem da UFPR, Fernanda Moura D. Almeida Miranda, ministrou palestra com o tema “Pesquisa em Saúde Mental e Trabalho”.
O ciclo de palestras foi encerrado com a ONG “Mãos Sem Fronteiras”, apresentando a importância da meditação para a saúde mental. O tema foi explanado pela voluntária Simone Osika e pela embaixadora da ONG, Lilian Miranda.
O coordenador do Departamento de Saúde e Segurança do SMC, Osvaldo Silveira, ressaltou a importância do debate e seus reflexos para a sociedade.
A promoção de um ambiente saudável de trabalho foi ressaltada pelo médico do trabalho e assessor do Departamento de Saúde e Segurança do Trabalho, Drº Zuher Handar.
Saúde mental e trabalho
A preocupação nacional com a saúde mental dos empregados aumentou nos últimos anos, principalmente com a crescente dos transtornos mentais relacionadas ao trabalho.
Segundo informações do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), órgão do Ministério da Saúde, de 2007 à 2022, divulgadas no Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, os casos de transtornos mentais relacionados ao trabalho no Brasil subiram 95% (119 em 2007 e 2424 em 2022).
Gráfico do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho(Smartlab)
Um dos reflexos dessa estatística aparece na atualização da lista do Ministério da Saúde sobre doenças relacionadas ao trabalho. O órgão divulgou em novembro de 2023 documento que inclui a síndrome de Burnout, abuso de drogas e a tentativa de suicídio. Esse último decorrente de estresse psicológico vivido no trabalho.
Comente esta notícia