
SMC debate projeto de inclusão da Diversidade nos Acordos Coletivos de Trabalho
Os Acordos Coletivos de Trabalho negociados pelo SMC na base metalúrgica são muito conhecidos pelos reajustes salariais, vale-mercado e PLR´s, além das cláusulas sociais que visam melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores e as condições de trabalho no ambiente de trabalho.
Agora mais um ponto importante está em debate para fazer parte dos ACT´s; a inclusão dos setores da Diversidade, que englobam mulheres, pessoas com deficiência, negros, LGBTQIAPN+, juventude e idosos. O pilar principal é promover maior equidade e respeito às diferenças no chão de fábrica.
Essa foi a pauta debatida na ultima sexta-feira, 7 de fevereiro, pelo Departamento de Diversidade do SMC.
De acordo com o projeto, “a inclusão da diversidade nos acordos coletivos é fundamental para fortalecer a igualdade de oportunidades, combater discriminações e garantir condições justas para todos os trabalhadores”.
Os membros do Departamento também debateram os objetivos, a metodologia, as propostas, parcerias e os resultados esperados do projeto.
Bandeira de luta
Nos últimos anos o SMC está intensificando a luta pela Diversidade. Entre os exemplos estão as eleições das delegadas de fábrica, os seminários sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, as mobilizações contra o racismo e o combate à violência contra a mulher.
Comente esta notícia