
Departamento da Mulher do SMC intensifica Conferências sobre políticas públicas
Diretoras metalúrgicas foram eleitas para participar da V Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Paraná e representar o SMC em Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
Na última semana de junho, o Departamento da Mulher do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba participou de atividades voltadas à construção de políticas públicas para mulheres em Curitiba e em três cidades da Região Metropolitana. As ações reforçam o compromisso do Sindicato em defesa das mulheres.
Na segunda-feira (23), o departamento esteve presente na audiência pública preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná. A atividade debateu pautas como saúde no ambiente de trabalho e doenças ocupacionais.
Já na quarta-feira (25), as dirigentes participaram na sede do Instituto Theodoro Cassins(ITC), da reunião ordinária do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Força-PR, com foco em temas como segurança no chão de fábrica, fortalecimento das CIPAs e combate à violência de gênero no ambiente de trabalho.
Em Campo Largo, na quinta-feira (26), a prefeitura promoveu a 5ª Conferência de Políticas para as Mulheres, com o tema “Todas Nós”. O encontro abordou a equidade de gênero e os direitos das mulheres a partir de seis eixos temáticos, incluindo saúde, educação, enfrentamento à violência e inclusão no ambiente de trabalho. Além do debate sobre os eixos, a conferência realizou a eleição das delegadas que representarão o município na conferência estadual a ser realizada no mês de agosto em Foz do Iguaçu. Jéssica Aparecida dos Santos Correa foi a representante do SMC eleita pelo conselho.
Em Araucária, na sexta-feira (27), o evento abriu espaço para debater a representatividade feminina no setor. Durante a atividade, foram indicadas Andreia de Fatima Ferreira Costa e Darla Daiane Druszcz Cabrera, as duas representantes do Sindicato dos Metalúrgicos para participar da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres.
Na sexta (25) e no sábado (26) no município de São José dos Pinhais, mais de 180 mulheres participaram da Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino na cidade. Durante o evento, também ocorreu a eleição do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de São José dos Pinhais, no qual o SMC garantiu uma cadeira, com a indicação de duas representantes da instituição, Daniele Aparecida Gonçalves Marcão e Maura Souza do Prado.
Para a assessora da Força-PR, Fernanda Queiroz, o saldo da participação do Sindicato nas conferências foi extremamente positivo.
“Nossas participações foram muito positivas e importantes. O Sindicato dos Metalúrgicos conquistou uma cadeira no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em São José dos Pinhais pela primeira vez. Conseguimos também as indicações de delegadas para a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres em agosto, pelas cidades de Campo Largo e Araucária, sem mencionar que contribuímos com muitas propostas nos municípios, pensando nas mulheres trabalhadoras. É a trabalhadora metalúrgica ocupando seus espaços com responsabilidade e comprometimento”, afirmou.
As conferências reforçam a importância da mobilização e da participação das mulheres na formulação de políticas públicas que atendam às suas realidades e desafios. O Sindicato dos Metalúrgicos acompanha e apoia iniciativas que promovam a equidade, o respeito e os direitos das trabalhadoras em todas as esferas. Seja no mundo do trabalho, na cultura ou nas políticas sociais.
Comente esta notícia