Setembro Verde: Celebrando a inclusão e o protagonismo da pessoa com deficiência
Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a importância da inclusão social e da luta por direitos para as pessoas com deficiência. O Setembro Verde é um movimento que busca dar visibilidade a essa causa, promovendo debates, ações e reflexões sobre os desafios e as conquistas dessa comunidade.
Para nós, do sindicato, essa pauta é fundamental. Acreditamos que a igualdade e a justiça social devem ser para todos, e isso inclui garantir que as pessoas com deficiência tenham pleno acesso ao mercado de trabalho, a salários justos, a ambientes acessíveis e a oportunidades de crescimento profissional.
O verde, cor que simboliza o movimento, representa o potencial e a esperança de um futuro onde as barreiras sejam derrubadas e a inclusão seja uma realidade em todos os espaços da nossa sociedade. É uma cor que nos lembra da importância de promover o respeito, a autonomia e o protagonismo da pessoa com deficiência.
O Setembro Verde é um convite para que todos nós, juntos, continuemos a construir um mundo mais justo, inclusivo e acessível. Nossa luta por direitos é diária, e ao celebrar este mês, reafirmamos nosso compromisso de seguir defendendo os interesses e as necessidades de todos os trabalhadores, sem distinção.
Participe, informe-se e ajude a fortalecer essa causa. A inclusão é uma luta de todos nós!
Agenda permanente SMC: Inclusão das Pessoas com Deficiência
Quando se trata de inclusão das pessoas com deficiência o Brasil ainda caminha a passos muito lentos. Apesar de se tratar de uma grande parcela da população (24% dos brasileiros, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE) e de existirem leis que obrigam as empresas a fazerem esta inclusão, apenas 0,9% das carteiras assinadas no Brasil são de pessoas com deficiência.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC) estabeleceu uma agenda permanente de ações para a inclusão das pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e demais âmbitos da sociedade. O foco é ampliar não só o número de vagas preenchidas dentro das fábricas, mas buscar mais qualidade de vida, remuneração e trabalho para estas pessoas.
O presidente do Sindicato, Sérgio Butka avalia que “As equipes, lideranças da empresa e colegas de trabalho precisam estar juntos levantando esta bandeira de inclusão. Todos precisam oferecer um espaço seguro, com qualidade e dignidade para que as pessoas com deficiência, ao entrarem na fábrica, se sintam de fato parte daquele ambiente. É inadmissível que alguém seja deixado de lado dentro da empresa por qualquer motivo, seja ele por falta de rampas de acesso, a falta de pessoas que compreendem LIBRAS ou mesmo a falta de materiais de apoio em braile ou em áudio”.


















COLÔNIA FÉRIAS MATINHOS
CENTRO LAZER MATINHOS
SEDE CAMPESTRE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
FORMAR - GUARAQUEÇABA
Comente esta notícia